A verdade sobre a intoxicação alimentar que causa 600 mil mortes por ano
Alimentos processados, como maionese, molho de tomate e milho enlatado, podem apresentar sérios riscos de contaminação por fungos, bactérias ou parasitas nos seres humanos. A ingestão de alimentos contaminados podem levar a complicações gastrointestinais, causando sintomas como náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais.
- Publicidade -
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 600 mil pessoas morrem por ano devido a intoxicação alimentar. Saiba mais sobre este problema de saúde grave!
Intoxicação alimentar mata milhares de pessoas todos os anos
A maioria dos alimentos processados passam por diversas etapas de fabricação, que podem incluir adição de conservantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes e outros aditivos químicos. Além disso, muitos alimentos processados são ricos em açúcar refinado, vitaminas saturadas e sódio, enquanto são pobres em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e fibras.
Leia mais
- Publicidade -
OMS emite alerta global: Aspartame em refrigerantes pode ser um assassino sorrateiro
Açúcar ou adoçante? OMS indica possíveis efeitos adversos à saúde
No geral, a contaminação pode ocorrer durante a produção, embalagem, transporte ou armazenamento desses alimentos. Bactérias, como Salmonella, Escherichia coli (E. coli) e Staphylococcus aureus, são as mais comuns e podem contaminar alimentos processados.
Os sintomas da salmonelose incluem diarreia, cólicas abdominais, febre, náuseas e vômitos. Geralmente, esses sintomas aparecem de 12 a 72 horas após a ingestão dos alimentos contaminados. A maioria das pessoas se recuperam em cerca de 4 a 7 dias, sem a necessidade de tratamento específico. No entanto, em casos mais graves, a infecção pode se estabelecer para a corrente sanguínea e outros órgãos, intervenção médica.

- Publicidade -
Além dessa, a Clostridium perfringens é outra bactéria conhecida por ser um dos principais patógenos responsáveis por intoxicações alimentares no mundo todo, causando sintomas gastrointestinais fortes, como cólicas, diarreia e náuseas.
Dever da Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável no Brasil pela regulação, controle e fiscalização de alimentos e produtos de interesse para a saúde pública. No que diz respeito aos alimentos contaminados, a Anvisa desempenha um papel fundamental na sua prevenção e controle, assegurando a segurança alimentar e a proteção da saúde da população.
A atuação da Anvisa na fiscalização de alimentos contaminados envolve várias etapas. Segundo o órgão, os molhos não podem ter Salmonella spp. em amostras de 25g do produto.