Governo da China: Empreendimentos imobiliários abandonados deixam “bairros fantasmas” em todo o país
Ao visualizar a imagem acima, qualquer pessoa pensaria imediatamente que trata-se de um cenário de filme ou série de terror apocalíptico, contudo este é um investimento bilionário de mansões na China que foi abandonado em 2018.
O ‘State Guest Mansions’ era um empreendimento da imobiliária ‘Greenland Group’ montado na cidade industrial de Shenyang, no nordeste da China.
Leia Mais:
China implementa novas regras para combater o vício em internet entre jovens
Conheça o melhor pôr do Sol do mundo neste edifício na China
A cidade possui um total atual de cerca de 9 milhões de pessoas, chegando perto da grande São Paulo que possui cerca de 12,3 milhões.
Mas então por que um empreendimento tão grande foi simplesmente abandonado? O ‘State Guest Mansions’ possui como intenção construir um total de 250 mansões de luxo no estilo europeu.
A ideia original era suprir o grande crescimento populacional pelo qual a cidade passava em 2010.
Entretanto em 2018, sem nenhuma informação oficialmente declarada por parte da ‘Greenland Group’ o empreendimento foi encerrado e as casas pré-construídas encontram-se atualmente paradas.
Por conta disso, agricultores locais utilizam algumas terras da propriedade para cultivar ricos jardins, armazenar feno e montar galinheiros.
Mistério das mansões abandonadas na China.
Ainda que não haja nenhuma confirmação sobre o assunto, até mesmo a AFP News tentou contato com a empresa sem receber nenhum retorno.
Em conversa com os agricultores locais, muitos acreditam que a obra tenha sido abandonada por conta do combate a corrupção que acontece na China desde que Xi Jinping ascendeu ao poder em 2012.
Sendo assim, acredita-se que a obra tenha sido abandonada por falta de investimento do governo e combate à corrupção política.
Essa situação foi vista principalmente no ano de 2020, quando o chefe de Estado retirou uma grande quantidade de empréstimos destinados a imobiliárias.
Esse foi um reflexo da especulação imobiliária desenfreada que acontecia no país e era considerada com um impecilho para o desenvolvimento econômico.
Justamente por conta disso Shenyang não é a única cidade do país que abriga “bairros fantasmas” como o ‘State Guest Mansions’.
Segundo dados de uma associação em Xangai, em 2022, cerca de 4% dos projetos imobiliários de todos a China foram deixados pela metade, ocasionando cerca de 231 milhões de metros quadrados de imóveis “fantasmas”