- Publicidade -

Quanto deve-se esperar para relatar um desaparecimento? Entenda o que deve ser feito!

0

Para muitas pessoas casos de desaparecimento são situações consideradas incomuns, contudo, segundo informações da justiça do Rio de Janeiro, em geral casos de pessoas desaparecidas somam em média 200 ocorrências a cada mês.

- Publicidade -

Sendo assim, principalmente em decorrência da quantidade de casos relatados durante a pandemia de covid-19, a Defensoria Pública, divulgou uma cartilha com recomendações para casos de desaparecimento.

Leia Mais:

Médico desaparecido é encontrado morto em circunstâncias macabras em MS!

Alicia Navarro, desaparecida a 4 anos retorna misteriosamente pedindo que seja retirada da lista de jovens desaparecidos

- Publicidade -

O principal alerta, é para a crença popular equivocada sobre o tempo necessário para relatar um caso de desaparecimento.

Relata-se erroneamente que é necessário esperar de 24 a 72 horas para relatar um possível desaparecimento, informação essa que é falsa.

Logicamente não se deve relatar um caso de desaparecimento toda vez que uma pessoa não responder uma mensagem, ou atender uma ligação. 

Contudo, sempre que for compreendido que uma pessoa que comumente deveria estar em um local a uma determinada hora, e que além de não comparecer não teve contato com mais ninguém, então deve-se imediatamente entrar em contato com as autoridades. 

O que deve ser feito em possíveis casos de desaparecimento?

- Publicidade -

Desaparecimento
Fonte: eshoje/reprodução.

De acordo com a cartilha disponibilizada pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro, o primeiro procedimento quando há a possibilidade de desaparecimento é entre em contato com vizinhos, familiares – próximos ou distantes -, amigos e colegas. 

Isso é necessário para antes de relatar o desaparecimento alcançar o máximo de informações possíveis sobre a pessoa, a fim de facilitar o trabalho da polícia e alcançar o mais rápido a pessoa desaparecida.

Além disso, a cartilha apresenta que deve haver cuidado com a publicação de fotos ou números para contato.

Isso pois, ainda que possa ajudar a encontrar mais informações, isso também pode dar informações demais para pessoas mal intencionadas, que podem utilizar da situação para tentativas de extorsão.

A cartilha apresenta também, que os familiares têm direito a todas as informações da polícia e outros órgãos públicos, sobre a investigação das pessoas desaparecidas.

Assim como, a partir da declaração de desaparecimento passam a ter acesso a assistência social e psicossocial oferecidas pela Defensoria Pública.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas