Processo de renovação da CNH fica mais fácil com nova regra
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais importantes para os motoristas brasileiros. Recentemente, ocorreu uma mudança significativa na forma como os condutores podem renová-la.
Essa mudança vem para facilitar a vida dos motoristas, dando a eles mais tempo para a renovação do documento.
Leia mais:
Nova Lei: CNH bloqueada e multas pesadas causam pânico entre motoristas
Surpresa nas investigações: Fraude em CNH leva à descoberta de ligação com invasão ao Planalto!
No sistema anterior, o motorista que desejava renovar seu CNH tinha que iniciar o processo com no mínimo 30 dias antes da data de vencimento do documento.
Mas agora, os motoristas podem dar início ao processo de renovação a qualquer momento. Entretanto, a solicitação ainda só pode ser realizada presencialmente.
Regras futuras e digitalização
Ainda há expectativas de que os serviços para a renovação do CNH se tornem digitais até o final de setembro.
Essa mudança tornaria o processo ainda mais fácil e acessível, permitindo que os motoristas solicitem a renovação do documento onde quer que estejam.
Como solicitar a renovação do CNH?
Apesar de a mudança nas regras atualmente só se aplicar ao Detran-SP, o processo é bastante direto. Para iniciar a solicitação, o motorista deve acessar o site do Poupatempo ou do próprio Detran-SP e atualizar suas informações. Em seguida, deve-se agendar uma visita presencial para finalizar o processo.
Durante a visita, o motorista deve apresentar alguns documentos, incluindo a CNH original, cópia do RG, CPF, comprovante de residência de até 3 meses, uma foto 3×4 e o resultado do exame médico realizado na clínica informada no ato do agendamento.
Informações adicionais
Os motoristas remunerados que trabalham nas categorias C, D ou E também precisam apresentar o resultado do exame toxicológico e da avaliação psicológica.
Além disso, a perícia médica deve ser agendada em até 90 dias após a coleta do material para análise toxicológica.