Há alguns anos as placas dos veículos no Brasil foram alteradas para o “padrão Mercosul” o que fez com que todas perdessem a indicação de cidade-Estado que possuíam anteriormente, contudo, aparentemente esses dados podem voltar.
- Publicidade -
O senador Esperidião Amin apresentou recentemente um novo Projeto de Lei (PL) 3.214/2023, com o intuito principal de fazer com que as placas de veículos no Brasil voltem a possuir os dados de cidade-Estado.
Leia Mais:
Atenção pedestres: descubra quais são seus direitos e deveres no trânsito
- Publicidade -
Ainda que atualmente seja possível consultar por meio de aplicativos oficiais os dados referentes ao veículo utilizando o número da placa, o político afirma que essa não é uma ação prática.
Portanto, por meio dessa nova PL, haveriam benefícios quanto à praticidade e facilidade para o trabalho de agentes de segurança.
O político não é o único a demonstrar insatisfação com o novo formato das placas, pois, além dele, diversos agentes de trânsito e de segurança relataram insatisfação com a mudança anterior.
O PL do senador Esperidião Amin está atualmente sendo analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e caso seja aprovado, poderá ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Qual será a diferença entre a nova e a antiga placa?
- Publicidade -
De acordo com o divulgado pelo Detran-RJ, o novo modelo adicionaria na lateral direita da placa, abaixo da bandeira do Brasil, a bandeira do Estado de origem do veículo e o brasão da cidade, conforme pode ser visto no exemplo abaixo.

Esta é na realidade a única diferença prevista para o novo modelo, que continuará contando com todos os elementos tornando-a parte do modelo Mercosul.
Sendo assim, para consultar informações do veículo haverá um QR Code, assim como, o símbolo do Mercosul, o nome do país de origem junto a sua bandeira, além das marcas d’água para evitar falsificação.
Abaixo é possível conferir também as variações de cores para os números da placa, segundo a legislação de trânsito brasileira.
