Recordista em Minas Gerais? Gata de 29 anos surpreende e pode ser a mais velha do mundo
Recentemente foi descoberto que uma gata brasileira pode ser atualmente o gato mais velho vivo no mundo.
- Publicidade -
Esmeralda, a gata de estimação da família Corrêa de Barbacena, Minas Gerais, está prestes a completar seus 29 anos de idade.
Leia mais:
Descubra o segredo: Como os gatos selecionam sua pessoa favorita?
5 características BIZARRAS que só os gatos possuem; confira
- Publicidade -
A possibilidade do título foi levantada quando a poucos dias Esmeralda desapareceu de casa, deixando seus donos preocupados.
Cerca de dois dias depois do desaparecimento Esmeralda foi encontrada presa em um bueiro e resgatada pelo corpo de bombeiros local.
Por conta da história do resgate, mais pessoas tomaram conhecimento da existência da gata idosa, e questionaram a família sobre sua idade.
Foi então que foi levantada a hipótese de que Esmeralda seja a gata mais velha do mundo, visto que, o título atualmente está registrado no Guinness World Records como pertencente a gata britânica Flossie de 27 anos.
A idade de Esmeralda é comprovada por sua carteira de vacinação assinada pela veterinária Maria Janete Campos, que estabelece a data de nascimento da gatinha como 1º de dezembro de 1994.
- Publicidade -

Segundo Maria Eliza, a atual tutora de Esmeralda, sua adoção realizada da seguinte forma:
“Saímos para ir ao mercado e na volta vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda quem escolheu foi a minha sogra, devido aos olhos verdes”
Esmeralda a gata mais velha viva no mundo
Ainda que Esmeralda possa receber o título de gata mais velha “viva” do mundo, o título de mais tempo de vida de um gato fica para Creme Puff, um felino que chegou aos 38 anos e 3 dias de vida.
Além dele, há também Rosie, uma gata também britânica, como Flossie, que chegou aos 21 anos.
Contudo, ainda que Esmeralda possa receber o título, a família não tem como arcar com os custos da inscrição no Guinness World Records, que atualmente está em cerca de R$ 4 mil.
Além disso, a família também revelou que estará investindo atualmente no tratamento de Esmeralda que ficou desidratada pelo tempo perdida, e precisará de ração especial e vitaminas.
Segundo a família, Esmeralda apesar da idade ainda é muito brincalhona e adora receber cafunés de seus donos.
