Concursos públicos podem seguir modelo do Enem com prova única
No âmbito dos concursos públicos, uma notável mudança poderá acontecer muito antes do que imaginávamos.
Inspirado no Enem, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está considerando a criação de uma prova unificada para os concursos públicos em todo o Brasil. A proposta será apresentada em breve pela Ministra da pasta, Esther Dweck.
Leia mais:
Polêmica no Enem: rasgar a prova pode resultar em desclassificação?
Transformação nos concursos públicos: A proposta do governo Lula
A prova unificada trará questões de conhecimentos gerais e específicos, considerando as áreas de preferência do candidato. Além disso, mantendo o espírito de sua inspiração, o Enem, o custo do exame será acessível.
De acordo com estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a prova poderia alcançar até 180 cidades, principalmente nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste.
Por que unificar os concursos públicos?
A ideia de unificar os concursos públicos surge com o objetivo de centralizar e padronizar os processos seletivos, fazendo com que o candidato possa fazer uma única prova para se candidatar a diferentes cargos públicos. A proposta ainda será discutida com outros ministérios para considerações e críticas.
Entidades como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Advocacia-Geral da União (AGU) também foram consultadas acerca da viabilidade do projeto.
Vantagens da unificação dos concursos
Este novo modelo de concurso público traria diversas vantagens, como a economia nos gastos com inscrições e deslocamentos para provas, assim como uma maior organização e padronização dos processos seletivos.
Além disso, ofereceria uma maior democratização do acesso a cargos públicos, alcançando cidades em diversas regiões do Brasil.
Quais concursos estão previstos para este ano?
Enquanto a proposta de unificação ainda não é finalizada, temos diversos concursos com inscrições abertas. Estão previstas mais de 51 mil vagas para todos os níveis de escolaridade em ao menos 168 concursos.
O maior salário, de R$ 32.228,68, é oferecido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). Além disso, ainda neste mês de agosto, são esperados diversos editais de concurso, com oportunidades para a Câmara dos Deputados e para o Ministério de Minas e Energia (MME).