O empresário paulista Adriano Caruso foi condenado a pagar uma indenização de R$ 33 mil à apresentadora Xuxa Meneghel devido a ofensas proferidas contra ela em um vídeo nas redes sociais em 2021.
- Publicidade -
As injúrias – que incluíam termos como “idiota”, “louca”, “imbecil” e “irresponsável” – foram desferidas após uma campanha realizada por Xuxa em defesa dos animais suínos.
Leia mais:
Xuxa e Zé Gotinha unem forças pela saúde na nova campanha do Ministério da Saúde
Xuxa revela motivo da ausência da lenda do disco ao contrário em seu documentário
- Publicidade -
A defesa de Xuxa alegou, com êxito, que o vídeo era “nitidamente injurioso e com o inequívoco intuito de macular a sua honra”.
A indenização correspondente a 25 salários mínimos foi sancionada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após a aprovação de um acordo. Adriano Caruso solicitou o parcelamento do valor, pedido que foi atendido pela justiça.

Por que Adriano Caruso insultou Xuxa?
Segundo informações, as ofensas proferidas por Adriano Caruso foram desencadeadas por uma campanha em defesa dos animais suínos liderada por Xuxa.
- Publicidade -
A apresentadora, conhecida por sua atuação constante em causas de proteção aos animais, foi alvo dos comentários ofensivos que, segundo a defesa de Xuxa, tinham o claro intuito de difamar sua imagem e honra.
Qual foi a reação da apresentadora às ofensas?
Diante da situação, a Rainha dos Baixinhos optou por recorrer à justiça, alegando que as ofensas veiculadas em vídeo nas redes sociais pelo empresário eram injuriosas e visavam denegrir sua honra e imagem. A apresentadora requereu indenização, que foi concedida pelo STF.
Quais foram as consequências para Adriano Caruso?
Adriano Caruso, após a decisão do STF, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 33 mil à apresentadora.
O empresário solicitou o pagamento ser feito de forma parcelada, solicitação essa que foi aceita pela justiça.
Importante destacar que tal situação configura um marco na luta contra a difamação e o discurso de ódio nas redes sociais, evidenciando que tais atos têm consequências.