Veja quais são as 5 cidades com melhor taxa de emprego no país!
A questão dos empregos no Brasil é um dos maiores problemas da população. Em decorrência de diversos fatores, desde a pandemia até decisões do governo, a variação da oferta de vagas de emprego no país varia muito de estado para estado, mas também de cidade para cidade.
Dados recentemente revelados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostram que as cidades de Canaã dos Carajás (PA), Cristalina (GO), Lençóis Paulista (SP), Santa Cruz do Sul (RS) e Venâncio Aires (RS).
Leia Mais:
Pix ultrapassa fronteiras: Brasileiros poderão utilizar serviço de pagamento na Argentina
Entenda a estratégia por trás do novo serviço de streaming gratuito do Mercado Livre
Os dados revelam que essas foram as cidades que criaram mais vagas de emprego no primeiro semestre desde ano em relação ao número total de habitantes do município.
O município alcançou o maior número percentual de vagas equivalente à população total foi a cidade de Cristalina de Goiás, com um total de 5,6%.
Porque essas cidades alcançaram este grande índice de emprego
A comparação feita pelo CAGED foi em relação aos dados de abertura de novas vagas e o número de habitantes da cidade, pois segundo o que foi informado, cidades com uma maior quantidade de habitantes estavam apresentando um percentual maior, ainda que na prática isso não acontecesse.
Após realizar essas mudanças nas métricas para compreender corretamente os dados, o CAGED também passou a considerar o que então fazia com que essas cidades conseguissem taxas tão altas.
O que foi compreendido é que das cinco cidades com maior taxa, quatro delas têm essas taxas de empregos relativas a trabalhos com o agronegócio.
Sendo assim, com exceção de Canaã dos Carajás, todas as outras têm maiores vagas de emprego em decorrência direta ou indireta do agronegócio.
Além disso, faz-se necessário ressaltar que por estes dados serem relativos ao CAGED, então essas vagas de serviço estão apenas relacionadas com o emprego formal.
Portanto, qualquer outro emprego ou até mesmo MEIs (Microempreendedor Individual), não estão calculados nessa análise.