- Publicidade -

Governo testa essa semana o FGTS digital; Entenda como funcionará e o que muda

0

O Governo Federal, por meio da ação conjunta do Ministério do Trabalho e da Caixa Econômica, com auxílio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), está testando a implementação do FGTS digital.

- Publicidade -

Com esta nova modalidade, a transmissão da folha de pagamento para o eSocial será realizada de forma automática, inovando o atual sistema de recolhimento do FGTS.

Leia mais:

Programa da Caixa criado por Bolsonaro causou um prejuízo de R$ 2,3 bilhões para o FGTS!

Mudanças no FGTS causam preocupação no Minha Casa, Minha Vida

- Publicidade -

O tão aguardado teste para o lançamento deste novo sistema digital será iniciado neste sábado, dia 19. Nesta primeira etapa, a experiência do FGTS digital ficará restrita aos empregadores que são obrigados a recolher o FGTS.

A previsão é que este serviço comece a funcionar definitivamente a partir de janeiro de 2024, após o término dos testes, previstos para 10 de novembro deste ano.

FGTS digital
Fonte: CNN Brasil

O que muda com o FGTS digital?

O processo de recolhimento do FGTS das empresas atualmente envolve várias etapas burocráticas. Contudo, com o novo sistema digital, a folha de pagamento será automaticamente transmitida para o eSocial, que por sua vez, compartilhará as informações com o FGTS Digital.

- Publicidade -

Dessa forma, diminui-se o tempo gasto na recolhimento do FGTS de 34 para 25 horas mensais, por meio do acesso a um ambiente online para o pagamento.

Quem poderá utilizar o FGTS digital durante a fase de testes?

A fase inicial de testes do FGTS Digital tem início no dia 19. Nesta data, uma interrupção no eSocial será realizada entre as oito da manhã e o meio dia para a integração com o novo sistema.

No período da tarde, a tecnologia já estará disponível, mas apenas para as empresas do Grupo 1 do eSocial, isto é, aquelas que possuem um faturamento anual superior a R$ 78 milhões. As demais empresas poderão utilizar este sistema a partir de 16 de setembro.

Quais benefícios o FGTS digital trará para empregadores e trabalhadores?

O FGTS Digital promete trazer inúmeras vantagens, como a emissão de guias rápidas e/ou personalizadas, consulta de extratos de pagamentos realizados, individualização dos extratos de pagamento e verificação de débitos em aberto.

Também irá permitir o pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

Tudo isso por meio de uma plataforma digital, proporcionando maior agilidade e transparência nos processos relacionados ao FGTS.

Vale lembrar que as informações inseridas no ambiente do eSocial possuem validade jurídica. Por isso, as empresas devem evitar o envio de dados inverídicos nesse ambiente de testes do FGTS digital.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas