- Publicidade -

Bolsa Família: Saiba como impedir que seu auxílio seja cancelado!

0

Retomado neste ano, o Bolsa Família é um dos mais importantes programas sociais do Brasil. Ainda que não seja o único programa social, para as pessoas em um estado de pobreza e pobreza extrema o Bolsa Família é essencial.

- Publicidade -

Contudo, por ser um programa social isso significa que o Bolsa Família está composto por diversas regras e cláusulas que precisam ser cumpridas.

Leia Mais:

Bolsa Família bloqueado inesperadamente em JULHO! Descubra agora como resolver!

Caixa pode implementar pagamento do Bolsa Família em moeda digital; Confira

- Publicidade -

Além disso, o programa também está suscetível a modificações em suas regras, o que exige do participante muito cuidado com os detalhes.

Mas ainda que modificações possam ser feitas, há diversas formas de estar preparado para elas, além de evitar possíveis cancelamentos. Veja abaixo o que fazer para evitar o cancelamento do seu Bolsa Família.

Como estar em dia com o Bolsa Família

bolsa família
Fonte: SC Hoje News/reprodução.

Renda declarada

- Publicidade -

Não se deve mentir sobre a renda da família. Esse é um dos pontos que mais gera cancelamentos do benefício. A renda mensal per capita (por pessoa) da família não pode ultrapassar o valor de R$ 218,00.

Posto isso, deve haver sinceridade quanto aos dados para que não haja diferenças entre o valor declarado e o valor real, ainda que este esteja abaixo dos R$ 218,00 per capita.

Avisar sobre mudanças

Algo quase sempre deixado de lado por muitas pessoas são pequenas mudanças que levam a crer não ser necessário informar.

Por exemplo, mudou de telefone, de endereço ou de email. Tudo isso necessita ser informado o quanto antes, assim será evitada qualquer divergência que pode levar ao cancelamento.

Manter o cadastro atualizado

Além disso, outra importante regra que muitas vezes leva ao cancelamento é a mudança no quadro familiar.

Caso haja o nascimento de um filho, o falecimento de um dos membros da família, ou até mesmo um casamento, ainda que o casal já estivesse junto.

É importante que tudo isso seja informado para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo, ou por meio do aplicativo ou do site oficial.

Acordo de Responsabilidade

O acordo de responsabilidade por vezes é um dos maiores responsáveis pelo cancelamento do auxílio do Bolsa Família.

Isso pois, ao ser beneficiado com o programa, a família deve assumir a responsabilidade de que todas as informações acima e outras sejam regularmente informadas para os CRAS ou por meio do sistema do Cadastro Único (CadÚnico).

Sendo assim, a família ou no caso seus representantes, tem a responsabilidade de estar atento para qualquer mudança, ou exigência do governo para que seu auxílio seja mantido.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas