- Publicidade -

Pagamentos Parcelados via Pix: Revelando as Novas Opções dos Bancos e Fintechs

0

A modalidade de pagamento parcelado via Pix ainda não é oficializada pelo Banco Central, mas algumas instituições bancárias e fintechs já oferecem este serviço.

- Publicidade -

Por não ser um método oficializado, a forma de implementação dessa modalidade varia de acordo com cada instituição.

Leia mais:

Combate a fraudes eleva popularidade das chaves aleatórias do Pix no Brasil

Idoso é lesado em R$ 59 mil em golpe do pix com falso contato do Bradesco

- Publicidade -

Em alguns casos, o pagamento parcelado via Pix surge como mais uma linha de crédito; em outros, como um serviço de pagamento simples.

Então, como exatamente isso funciona? E mais importante, qual o custo para o consumidor? Iremos explorar estas perguntas neste artigo.

pix
Foto: Reprodução/Conta Azul

O que é o Pagamento Parcelado Via Pix?

Nos últimos tempos, muitos consumidores têm recebido comunicações de seus bancos anunciando o novo serviço de pagamento parcelado via Pix. Na maioria dos casos, a funcionalidade é oferecida como uma modalidade de crédito.

- Publicidade -

Assim, os clientes podem optar por pagar parcelado por seus produtos ou serviços, escolhendo o melhor prazo e data para a realização do pagamento.

O banco, por sua vez, realiza uma análise de crédito e, se aprovada, os pagamentos são debitados na conta do cliente na data escolhida. No entanto, por se tratar de uma linha de crédito, o cliente é cobrado uma taxa por esse serviço.

Na maioria das vezes, as taxas variam de acordo com o número de parcelas, o valor da compra e até mesmo o perfil do cliente.

Pagamento Parcelado Via Pix em Fintechs

Entrando na disputa, algumas fintechs se especializaram em oferecer serviços de pagamento parcelado via Pix opostos à forma como os bancos o oferecem.

As fintechs, ao invés de cobrar taxas de juros, cobram uma “multa” fixa para clientes que atrasam o pagamento das parcelas.

A vantagem é a impossibilidade de gerar a temida “bola de neve” de dívidas, comum quando se trata de cartões de crédito.

Exemplos de Fintechs e como elas funcionam

Um exemplo é a Drip, fintech que possibilita comprar de maneira parcelada via Pix em diferentes lojas. Para utilizar o serviço, o consumidor precisa criar uma conta no aplicativo da própria Drip, semelhante ao processo feito em instituições bancárias digitais.

Em seguida, o cliente realiza a compra de um produto ou serviço usando o Pix como forma de pagamento e, posteriormente, autoriza a Drip a fazer o pagamento das parcelas.

Caso o pagamento não seja realizado em dia, o cliente é cobrado uma multa fixa, que pode variar de 10% até 30% do valor da prestação dependendo do prazo de atraso.

A vantagem é que não há juros compostos sobre o atraso, evitando a formação da “bola de neve” de dívidas.

Benefícios do Pagamento Parcelado Via Pix

Embora as fintechs que oferecem o pagamento parcelado via Pix cobrem uma taxa pelo atraso no pagamento, essa modalidade ainda pode ser bastante vantajosa para o consumidor. Isso porque o valor dessa taxa é fixa e sem a incidência de juros compostos.

Porém, para que esse serviço seja realmente benéfico, é importante estar atento para a possibilidade de que o valor da taxa esteja embutido no preço final do produto ou serviço.

Em conclusão, a modalidade de pagamento parcelado via Pix é uma alternativa interessante para consumidores e varejistas, pois oferece mais opções e flexibilidade no processo de pagamento.

Com a popularização do Pix e o constante avanço da tecnologia, é provável que vejamos cada vez mais serviços inovadores como este.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas