- Publicidade -

Filme da Xuxa não presta conta a Ancine e devolve R$ 5 Milhões

0

O filme “Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço” teve que reembolsar a Ancine, Agência Nacional do Cinema, cerca de R$ 5,5 milhões porque não conseguiu apresentar a comprovação dos gastos realizados na produção.

- Publicidade -

Fonte: BuzzFeed/ reprodução

Protagonizado por Xuxa, esse filme combina animações com cenas filmadas com atores reais. Saiba mais!

Filme da Xuxa deve prestar contas a Ancine

De forma incomum, o filme lançado em 2005 não passou por uma análise financeira adequada da Ancine. Os responsáveis ​​pela produção não garantiram os gastos porque os documentos entregues à agência foram danificados por umidade.

- Publicidade -

Leia mais:

Por trás dos pompons: A reveladora experiência da ÚNICA paquita negra com Xuxa!

Xuxa Surpreende com Documentário Explosivo na Globoplay

Como não havia descrição das despesas por escrito, a Ancine não pôde aceitar as justificativas verbais fornecidas. Os recursos aprovados para o filme foram disponibilizados por meio de incentivos fiscais.

Além disso, a demora da Ancine também contribuiu para a situação. O processo de prestação de contas ficou paralisado por um longo período de nove anos, entre 2009 e 2011, e depois de 2011 a 2018.

- Publicidade -

O caso chegou a ser levado ao Tribunal de Contas da União (TCU), porém, foi arquivado recentemente devido ao “reconhecimento de prescrição”. Isso significa que o prazo legal para responsabilização expirou, tornando o caso inviável de ser prosseguido.

Devido à possibilidade de prescrição em outros processos de prestação de contas que ainda estão pendentes, a Controladoria-Geral da União manteveu a Ancine a realizar um levantamento para dar prioridade à análise daqueles que estão parados por mais de dois anos.

A Ancine, ou Agência Nacional do Cinema, é uma autarquia especial vinculada ao Governo Federal do Brasil, responsável por regular, fomentar e fiscalizar as atividades cinematográficas e audiovisuais no país.

Criada pela Lei nº 10.454, em 13 de maio de 2002, a autarquia tem o o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da indústria audiovisual brasileira e preserva a diversidade cultural e o fomento à produção, distribuição e exibição de conteúdo brasileiro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas