Síndrome de Patau: A rara condição genética que afeta o filho mais novo de Zé Vaqueiro
Zé Vaqueiro e Ingra Soares anunciaram a chegada do seu filho caçula, Arthur. Eles já são pais de Daniel Martim, 5 anos, e ela é mãe de Nicolly, 15 anos, de um relacionamento anterior. Esta notícia foi divulgada oficialmente nesta quarta-feira.
Leia mais:
Preta Gil diz que comemorará “Carnaval da Cura” em 2024
Arthur, nascido na tarde de segunda-feira, 24, encontra-se na UTI devido a uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, também conhecida como Síndrome de Patau. Em relação à mãe, foi informado que ela passa bem e já teve alta hospitalar.
O que é síndrome de Patau?
A Síndrome de Patau é uma doença genética rara, detectada em 1 em cada 5.000 recém-nascidos. Esta condição leva a diversas complicações graves, com diagnostico que pode ser feito ainda durante a gestação. O tratamento buscasem relívia para os sintomas dos pacientes.
Causas da síndrome de Patau
A Síndrome de Patau ocorre devido à presença de um cromossomo 13 adicional. Normalmente, o indivíduo apresenta 46 cromossomos, mas no caso dessa doença, o paciente apresenta 47 cromossomos.
As malformações são diversas, incluindo microcefalia, problemas no coração e órgãos com exposição das vísceras.
Como realizar o diagnóstico da Síndrome de Patau?
O conjunto de malformações congênitas é avaliado pelo médico, que pode confirmar o diagnóstico através de exames como o cariótipo.
O diagnóstico pode ser obtido de maneira pré-natal através de exames de ultrassom durante a gestação e de análise de microarranjos.
Apesar do diagnóstico, o bebê com Síndrome de Patau normalmente sobrevive apenas alguns dias ou semanas. Raramente, casos com trissomia parcial ou mosaico podem apresentar sobrevida mais longa.
Família de Zé Vaqueiro pede orações
A família de Zé Vaqueiro, neste momento, pede compreensão a todos e solicita que se unam a eles em orações pelo bem-estar do pequeno Arthur e por toda a família.