Um levantamento realizado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas revelou que no Brasil, aproximadamente 2,5 milhões de crianças de 2 e 3 anos de idade estão fora da creche.
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Esse número é um indicativo preocupante, visto que o acesso à educação nessa faixa etária é essencial para o desenvolvimento infantil.
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Em contrapartida, houve um leve avanço no último ano, com 30% das crianças de até 3 anos matriculadas em creches, representando o melhor resultado da série histórica iniciada em 2010, quando apenas 13% estavam matriculadas.
O plano nacional previa que municípios e estados deveriam atingir 50% de matrículas para crianças de 0 a 3 anos, entretanto, parte das localidades ainda está distante dessa meta, especialmente nos estados das regiões Norte e Nordeste, como ressalta a economista Janaína Feijó, do Ibre/FGV.
Falta de Vagas em Creches e Obras Paradas Preocupam no Brasil:
Essa falta de vagas nas creches tem gerado dificuldades para diversas famílias, como o caso de quatro mães em Itapevi, na Grande São Paulo, que têm enfrentado o desafio de conseguir vagas para seus filhos pequenos.
Os quatro filhos de Beatriz Cavalcanti nunca tiveram acesso a uma creche, o que gerou preocupações com o desenvolvimento educacional da criança mais velha.
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Em busca de soluções, essas mães descobriram que, apesar de morarem do outro lado da rua de uma escola municipal, a unidade só atendia crianças a partir dos quatro anos de idade, e as três creches próximas estavam sem vagas disponíveis.
Além disso, mais de 1,2 mil obras de creches e pré-escolas encontram-se paradas em todo o país, algumas há anos. A falta de conclusão dessas construções compromete ainda mais o acesso à educação infantil e agrava o problema da falta de vagas.
Embora o governo federal tenha lançado um programa para retomar obras paradas, especialistas apontam que a construção das creches é apenas o primeiro passo para resolver essa questão.

A qualidade da educação é um desafio igualmente importante, envolvendo a contratação de profissionais qualificados e a manutenção adequada das estruturas.
Diante desses problemas, é imprescindível que governos locais e federal trabalhem em conjunto para garantir o direito à educação na primeira infância.
Investir em creches e pré-escolas é essencial para o futuro do país, proporcionando um ambiente educacional adequado e acolhedor para o desenvolvimento integral das crianças.
No caso de Itapevi, a prefeitura afirmou estar construindo mais creches e aguarda verba federal para novas unidades. Já em Teresina, a prefeitura abriu novo processo licitatório para retomar a construção da creche parada.
Enquanto no Distrito Federal, o governo local informou que a creche mostrada na reportagem está 60% pronta e que a Secretaria de Educação está empenhada em atender a demanda por vagas.
É essencial que essas ações sejam efetivas e que mais esforços sejam empregados para garantir o acesso das crianças à educação na primeira infância, promovendo um futuro mais igualitário e promissor para todos os brasileiros.