Arquitetura do Futuro: Suécia construirá a maior ‘cidade de madeira do mundo’ a partir de 2027
Nos Estados Unidos, é bastante comum encontrar casas construídas predominantemente com madeira, devido à frequência de furacões e tornados no país. Essa escolha torna a reconstrução de residências mais simples e econômica.
No entanto, a Suécia tem planos ambiciosos de desafiar a soberania dos Estados Unidos e de outros países quando se trata de complexos de madeira. Até 2027, a Suécia planeja construir a “maior cidade de madeira do mundo”, buscando estabelecer uma nova referência nessa área.
Leia mais:
Projetos de arquitetura: conheça sua função, etapas, desafios e mais!
Beyoncé SALVA a economia Sueca com sua turnê explosiva. Saiba como!
O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto sueco Atrium Ljungberg, o qual construirá no bairro de Sickla em Estocolmo, capital da Suécia um complexo de 250 mil metros quadrados feito apenas com construções de madeira.
O objetivo de Atrium Ljungberg com o projeto é um viés de sustentabilidade já que, segundo ele:
“O setor imobiliário é absolutamente crucial na transição verde, pois os edifícios respondem por até 40% das emissões mundiais de CO2″.
O CO2 ou dióxido de carbono é o principal vilão do aquecimento global, visto ser o gás com maior capacidade de aumentar o efeito estufa do planeta.
A construção então teria a função de reduzir a emissão de CO2 por conta da capacidade da madeira de armazenar o gás ao longo do tempo, o que então além da sustentabilidade ofereceria uma qualidade maior para o ar local.
Suécia vai tornar-se a maior cidade de madeira em que ano?
O projeto de Atrium Ljungberg já foi aprovado pelas autoridades da Suécia, e então provavelmente as obras já começarão em 2025, com a intenção de ficar pronta em até dois anos, portanto, em 2027.
Conforme já mencionado, o “bairro de madeira” será construído no bairro de Sickla e possuirá cerca de 7 mil escritórios, 2 mil residências além de comércios e restaurantes.
Além disso, toda a energia do local será autoproduzida, ou seja, o bairro será independente de outras fontes de energia, por conta dos painéis solares que serão posicionados no topo de todos os prédios, o que permitirá que a energia seja compartilhada entre todas as construções.
O objetivo da construção é oferecer vagas de emprego, fora do centro de Estocolmo, dessa forma diminuindo os gastos de deslocamento, manutenção e aluguel. Abaixo é possível conferir uma das fotos do projeto de Atrium Ljungberg.