- Publicidade -

Noites tardias, vidas curtas? Será que quem dorme tarde vive menos?

0

Você já parou para se perguntar quais as consequências de dormir tarde e desenvolver vícios noturnos para sua saúde e expectativa de vida? Recentemente, as pesquisas têm revelado dados alarmantes sobre a qualidade de sono, saúde e tempo de vida. 

- Publicidade -

Em uma pesquisa realizada na Finlândia, a qual levou 40 anos para ser concluída, os resultados apontaram que pessoas que dormem mais tarde tendem a viver menos do que as pessoas que dormem cedo.

Leia mais:

OMS aponta o alimento maior causador de câncer

Quer começar uma nova dieta? Pesquisa aponta o melhor mês para iniciar sua reeducação alimentar!

- Publicidade -

Dormir tarde traz malefícios à saúde?

Entretanto, o motivo não está relacionado ao tempo de sono, mas sim a hábitos noturnos e associação a alguns vícios, dentre eles tabagismo e alcoolismo. 

Essa pesquisa examinou cerca de 23 mil adultos e, dentre esses, 43% se consideram pessoas noturnas, ou seja, acabam dormindo mais tarde no dia a dia. 

Pesquisas anteriores têm demonstrado um aumento na mortalidade entre aqueles que claramente têm o hábito de dormir tarde, principalmente devido ao consumo de álcool e tabaco, em comparação com as pessoas que têm hábitos diurnos.

A Dra. Letícia Lucas destaca a importância de ressaltar que, além dos padrões de sono, é fundamental considerar as escolhas de estilo de vida que são reflexo da rotina de sono. O estudo ressalta a importância de analisar não apenas a duração do sono em si, mas também os comportamentos e escolhas relacionadas, uma vez que podem ter um impacto significativo na saúde física e mental.

- Publicidade -

Aumentando sua qualidade de sono

Aumentando sua qualidade de sono, você viverá mais e melhor.  

Preste atenção nas dicas a seguir: 

1. Organize uma Rotina de Sono Regular: Fixe um horário de sono consistente, indo dormir e acordando no mesmo horário diariamente. 

2. Procure um ambiente propício ao sono: um quarto seja confortável, escuro, silencioso. Você também pode usar cortinas nas janelas para bloquear a luz, meditar e ouvir sons relaxantes, para acalmar a mente e ter uma noite de sono tranquila.

3. Evite exposição a telas por no mínimo 1 hora antes  de deitar para dormir. 

4. Mantenha uma alimentação equilibrada, estudos apontam que a qualidade da alimentação está ligada à qualidade de sono. 

5. Alivie sua mente do estresse do dia a dia, praticando ioga, meditação, ou até mesmo lendo um livro de seu gosto antes de dormir. 

Não é mito! Ter qualidade de sono aumenta seu tempo de vida.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas