Noites tardias, vidas curtas? Será que quem dorme tarde vive menos?
Você já parou para se perguntar quais as consequências de dormir tarde e desenvolver vícios noturnos para sua saúde e expectativa de vida? Recentemente, as pesquisas têm revelado dados alarmantes sobre a qualidade de sono, saúde e tempo de vida.
Em uma pesquisa realizada na Finlândia, a qual levou 40 anos para ser concluída, os resultados apontaram que pessoas que dormem mais tarde tendem a viver menos do que as pessoas que dormem cedo.
Leia mais:
OMS aponta o alimento maior causador de câncer
Quer começar uma nova dieta? Pesquisa aponta o melhor mês para iniciar sua reeducação alimentar!
Dormir tarde traz malefícios à saúde?
Entretanto, o motivo não está relacionado ao tempo de sono, mas sim a hábitos noturnos e associação a alguns vícios, dentre eles tabagismo e alcoolismo.
Essa pesquisa examinou cerca de 23 mil adultos e, dentre esses, 43% se consideram pessoas noturnas, ou seja, acabam dormindo mais tarde no dia a dia.
Pesquisas anteriores têm demonstrado um aumento na mortalidade entre aqueles que claramente têm o hábito de dormir tarde, principalmente devido ao consumo de álcool e tabaco, em comparação com as pessoas que têm hábitos diurnos.
A Dra. Letícia Lucas destaca a importância de ressaltar que, além dos padrões de sono, é fundamental considerar as escolhas de estilo de vida que são reflexo da rotina de sono. O estudo ressalta a importância de analisar não apenas a duração do sono em si, mas também os comportamentos e escolhas relacionadas, uma vez que podem ter um impacto significativo na saúde física e mental.
Aumentando sua qualidade de sono
Aumentando sua qualidade de sono, você viverá mais e melhor.
Preste atenção nas dicas a seguir:
1. Organize uma Rotina de Sono Regular: Fixe um horário de sono consistente, indo dormir e acordando no mesmo horário diariamente.
2. Procure um ambiente propício ao sono: um quarto seja confortável, escuro, silencioso. Você também pode usar cortinas nas janelas para bloquear a luz, meditar e ouvir sons relaxantes, para acalmar a mente e ter uma noite de sono tranquila.
3. Evite exposição a telas por no mínimo 1 hora antes de deitar para dormir.
4. Mantenha uma alimentação equilibrada, estudos apontam que a qualidade da alimentação está ligada à qualidade de sono.
5. Alivie sua mente do estresse do dia a dia, praticando ioga, meditação, ou até mesmo lendo um livro de seu gosto antes de dormir.
Não é mito! Ter qualidade de sono aumenta seu tempo de vida.