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Operadoras de telefonia debatem o fim do acesso ilimitado ao WhatsApp em seus planos

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Os líderes das principais operadoras de telefonia no Brasil, Tim, Vivo e Claro, indicaram que estão discutindo a possibilidade de encerrar a oferta de acesso ilimitado a determinados aplicativos nos contratos. Atualmente, essas três grandes empresas fornecem acesso ilimitado ao WhatsApp.

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Operadoras de telefonia querem acabar com o WhatsApp ilimitado

Durante um evento de inovação em telecomunicações realizado em junho, José Felix, presidente do grupo Claro Brasil, criticou a estratégia de oferecer acesso ilimitado a plataformas de grandes empresas de tecnologia.

Ele afirmou que sua empresa está gastando milhões de reais para sustentar o consumo de dados nessas plataformas.

Isso porque a maioria das operadoras vendem pacotes de dados, com um teto de consumo, excluindo certos aplicativos da contagem de dados consumidos. Dessa forma, as operadoras assumem os custos do fornecimento de dados para atrair mais clientes.

Felix expressou também a opinião de que o princípio da neutralidade da rede, estabelecido pelo Marco Civil da Internet, deve passar por uma revisão, a fim de permitir a consideração do tamanho desigual das principais empresas de tecnologia, como Meta (anteriormente conhecida como Facebook), Google e Apple, ao negociar novos acordos.

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A operadora Tim oferece acesso ilimitado ao WhatsApp e Deezer em seus planos pré-pagos e pós-pagos, que também incluem acesso ilimitado ao Instagram, Facebook e Twitter.

No entanto, quando questionada sobre sua intenção de encerrar esses planos de “zero rating” (acesso gratuito a determinados aplicativos), a Tim optou por não comentar sobre o assunto.

Já a Vivo diz que está trabalhando para reduzir o número de aplicativo com acesso livre.

Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede, disse Alex Salgado, vice-presidente de negócios da Vivo.

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