- Publicidade -

Governo Lula aprova MP para reajuste salarial de policiais e bombeiros no Distrito Federal

0

Geraldo Alckmin (PSB), presidente da república em exercício, assinou hoje uma medida provisória (MP) que estabelece um aumento salarial médio de 18%, pago em duas parcelas para os policiais civis, policiais militares e bombeiros do Distrito Federal.

- Publicidade -

Leia mais:

Lula dá nova vida ao programa Mais Médicos

Lula propõe parceria com Alckmin para programa de descontos em eletrodomésticos: “Se os preços estão altos, vamos torná-los mais acessíveis!”

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a primeira parte do aumento será adicionada aos salários dos policiais civis, policiais militares e bombeiros do Distrito Federal a partir da publicação da medida provisória (MP) nesta terça-feira (18/7). Saiba mais!

- Publicidade -

MP de reajuste salarial é assinada

A segunda parte do aumento será de 9%, semelhante a primeira parcela e será aplicada somente em 2024. Durante a manhã desta terça-feira (18), o Ministério havia informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia assinado a medida provisória (MP).

No entanto, Lula está atualmente em Bruxelas e, portanto, quem efetivamente editou a medida foi o vice-presidente, que está assumindo temporariamente a presidência.

O Governo do Distrito Federal (GDF) inicialmente havia solicitado que o aumento salarial fosse concedido em uma única parcela. Essa solicitação foi feita em fevereiro pela então governadora interina, Celina Leão (PP).

No entanto, após quatro meses, o governo federal propôs a recomposição salarial em três parcelas anuais, a partir de 2023. Porém, essa sugestão foi rejeitada tanto pela bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional quanto por representantes dos policiais e bombeiros.

- Publicidade -

Após diversas discursões, o governo federal fechou acordo para conceder o aumento, Foi definido o pagamento às forças de segurança do DF em duas parcelas: a primeira, em julho de 2023; a segunda, em janeiro de 2024.

Os policiais civis, policiais militares e bombeiros do Distrito Federal estavam insatisfeitos com a defasagem salarial acumulada ao longo do tempo.

O último reajuste salarial ocorreu há três anos, com um aumento de 8% nos salários da Polícia Civil e um aumento de 25% na gratificação para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas