Com ‘Barbie’ prestes a chegar aos cinemas, Greta Gerwig revelou os 32 filmes que inspiram a obra!
Sem dúvida, ‘Barbie’ é um dos filmes mais antecipados na história do cinema. A atenção se intensificou com o anúncio do elenco principal da primeira adaptação live-action da icônica boneca Mattel. A estrela Margot Robbie dará vida à ‘Barbie’, e Ryan Gosling interpreta o seu par romântico, ‘Ken’.
Leia mais:
O filme que Tom Cruise vai ver primeiro vai te surpreender: ‘Barbie’ ou ‘Oppenheimer’?
‘Barbie’ não será lançado no Vietnã por conta de uma cena específica, entenda!
Contudo, o que despertou a grande atenção do público foi o fato da direção e roteiro do longa estarem nas mãos de Greta Gerwig. A diretora e atriz ficou extremamente conhecida por seus filmes que perfeitamente abordam a discussão do machismo e do patriarcado na sociedade.
Depois de muita expectativa, finalmente o tão aguardado filme ‘Barbie’ fará sua estreia na próxima quinta-feira, 20 de julho. Como é típico, o filme já foi exibido antecipadamente para um seleto grupo de celebridades e críticos, que consideraram tanto o filme quanto seus atores como merecedores de um Oscar.
Greta Gerwig fala sobre os filmes que inspiraram ‘Barbie’
Para intensificar ainda mais a curiosidade do público em relação ao filme, Greta Gerwig, em uma entrevista à Letterboxd, divulgou os 32 filmes que serviram de inspiração para ‘Barbie’.
Antes de conferirmos as observações da diretora sobre algumas das obras mencionadas, vamos dar uma olhada na lista completa de filmes que moldaram ‘Barbie’:
- Suprema Conquista (1934);
- Mordedoras de 1935 (1935);
- Tempos Modernos (1936);
- O Mágico de Oz (1939);
- Jejum de Amor (1940);
- Núpcias de Escândalo (1940);
- Neste Mundo e no Outro (1946);
- Os Sapatinhos Vermelhos (1948);
- Sinfonia de Paris (1951);
- Cantando na Chuva (1952);
- Desejos proibidos (1953);
- Janela Indiscreta (1954);
- Oklahoma! (1955);
- Meu Tio (1958);
- O Terror das Mulheres (1961);
- Os Guarda-Chuvas do Amor (1964);
- Duas Garotas Românticas (1967);
- Playtime – Tempo de Diversão (1967);
- 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968);
- O Segredo Íntimo de Lola (1969);
- O Poderoso Chefão (1972);
- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977);
- Os Embalos de Sábado à Noite (1977);
- O Céu Pode Esperar (1978);
- Grease (1978);
- All That Jazz – O Show Deve Continuar (1979);
- E la nave va (1983);
- Splash – Uma Sereia em Minha Vida (1984);
- As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985);
- Asas do Desejo (1987);
- Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988);
- O Show de Truman – O Show da Vida (1998).
Como pode ser observado na lista, não há filmes do século XXI que tenham inspirado ‘Barbie’, mas isso de forma alguma desacredita o longa.
Na entrevista, Greta discutiu alguns dos filmes que integram esta lista, como o mais recente entre eles, ‘O Show de Truman – O Show da Vida’, protagonizado por Jim Carrey.
‘O Show de Truman’ apresenta o personagem de Carrey vivendo toda a sua existência em um reality show, inconsciente de que estava em um ambiente simulado.
Esta premissa evoca, de certa maneira, a trama de ‘Barbie’, onde a personagem se liberta de sua “vida de boneca” para explorar o mundo real.
Inclusive, Gerwig comentou que chegou a ligar para o diretor de ‘O Show de Truman’ para conversar sobre a produção. Veja o que a diretora disse:
Ele conversou comigo por um longo tempo sobre como ele filmou e como eles fizeram funcionar. Na verdade, eles filmaram ao ar livre, mas penduraram luzes, para que parecesse que estava em um estúdio. Ele me disse : ‘Eu não sugiro isso. Estava muito quente’.
Abaixo você pode conferir o vídeo completo da entrevista da diretora para a Letterboxd, bem como, demais comentários sobre outros filmes que inspiraram ‘Barbie’: