- Publicidade -

Medicamentos famosos de perda de peso sob suspeita após alerta da Islândia

0

Em uma recente notificação à Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a Islândia trouxe à tona um alerta relevante sobre medicamentos para perda de peso.

- Publicidade -

Leia mais:

Jovem vai parar na UTI após usar Ozempic. Conheça os perigos desta medicação

Descubra um tempero delicioso e que ajuda a emagrecer

Com três casos relatados, a EMA, através de seu Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância (PRAC), iniciou uma investigação exaustiva sobre medicamentos de uma categoria mais ampla que ajudam a reduzir o apetite.

- Publicidade -

A investigação centra-se particularmente sobre os chamados medicamentos agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), tais como Wegovy, Saxenda, e Ozempic, cuja bula lista “pensamentos suicidas” como possível efeito colateral.

Notavelmente, a revisão do comitê se concentrará inicialmente nos medicamentos para perda de peso que contêm semaglutida ou liraglutida.

ozempic ; perda de peso
Fonte: Estadão

Por que essa investigação é importante?

A relevância da investigação baseia-se no fato de que, recentemente, houve um aumento significativo da demanda global por esses medicamentos. Isso se deve amplamente a postagens nas redes sociais sobre pessoas, inclusive celebridades, que perderam muito peso após a utilização destes produtos.

- Publicidade -

As drogas para a perda de peso estão disponíveis na rede privada no Brasil e são aprovadas e licenciadas em todo o território.

Ozempic é legalmente utilizado no tratamento de diabetes tipo 2

O medicamento Ozempic, aprovado e comercializado no Brasil para o tratamento de diabetes tipo 2, ajuda a controlar o açúcar no sangue e o peso. Ele contém uma dose menor do mesmo princípio que o Wegovy, a semaglutida.

No entanto, devido ao fato de muitas pessoas sem diabetes estarem comprando as canetas de injeção de Ozempic para perder peso, provocou-se uma escassez global do produto.

Sim, esses medicamentos podem ter efeitos colaterais na perda de peso

Como todos os medicamentos, esses também têm potenciais efeitos colaterais. Eles variam de náuseas, vômitos, dores de cabeça, a depressão ou pensamentos suicidas.

A bula aconselha usuários a estarem atentos a qualquer alteração mental, mudanças repentinas de humor, comportamentos, pensamentos ou sentimentos e a comunicar seu médico imediatamente caso esses sintomas ocorram.

Médicos que prescrevem esses medicamentos também são aconselhados a monitorar esses sintomas em seus pacientes.

A fabricante desses medicamentos, Novo Nordisk, já declarou que está trabalhando com a agência reguladora europeia e que a segurança do paciente é uma prioridade. Atendimento e acompanhamento adequado são dois dos principais pontos enfatizados pelo fabricante.

A Anvisa também foi contatada no Brasil e informou que, até o momento, não detectou sinal de segurança por meio de eventos adversos notificados relacionados ao uso da semaglutida e liraglutida para perda de peso, mas que monitora a segurança de medicamentos e acompanha alertas internacionais constantemente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas