- Publicidade -

OpenAI monta equipe de especialistas para enfrentar ameaça iminente da Super IA

0

A OpenAI, famosa pela criação do ChatGPT, recentemente anunciou que montou uma equipe para monitorar o progresso do que é chamado de “super IA”.

- Publicidade -

Esta é uma forma avançada de inteligência artificial que, na teoria, poderia superar a inteligência humana e, no cenário mais alarmante, levar à extinção humana.

Leia mais:

Tenha uma nova voz! IA transforma vozes em tempo real; Saiba mais

O avanço do crime com Inteligência Artificial; Entenda!

- Publicidade -

Seguindo a preocupação com o avanço rápido no campo da inteligência artificial, o objetivo desta equipe é certificar-se que a evolução da inteligência artificial de geração seja benéfica para a humanidade e não pelo contrário.

Até agora, a superinteligência permanece apenas uma teoria, mas a OpenAI sugere que pode surgir até o final desta década.

ChatGPT ; openai
Fonte: Forbes Brasil/reprodução.

Quem monitora a super IA?

No blog post publicado pela OpenAI, assinado pelo co-fundador Ilya Sutskever e pelo diretor da nova divisão de “Super IA”, Jan Leike, a empresa reconhece que a humanidade ainda não encontrou uma solução para controlar a superinteligência artificial e prevenir que ela se vire contra os próprios seres humanos.

- Publicidade -

Segundo a OpenAI, as técnicas atuais de treinamento, controle e aprendizado de IA são baseadas em feedback humano e dependem da habilidade humana.

Mas com o nascimento de IAs superinteligentes, pode-se atingir um limite. Como tal, seriam necessárias novas descobertas técnicas e científicas.

Qual é o plano para a equipe de superinteligência?

A proposta para a nova equipe de superinteligência é de desenvolver uma IA de nível humano que possa gerenciar outras inteligências artificiais.

Esta tarefa será feita por meio de três etapas: desenvolver um método de treinamento, validar os resultados e testar todos os outros canais de alinhamento.

Para alcançar esses objetivos, a OpenAI está atualmente contratando engenheiros e pesquisadores de machine learning, tendo também dedicado 20% de seus recursos de computação a este projeto. A previsão para concluir esta missão é de quatro anos.

A regulamentação da IA é um tópico em constante discussão

A preocupação evidenciada pela formação desta equipe de monitoramento da super IA não é um evento isolado na agenda da OpenAI.

Recentemente, os fundadores da empresa assinaram um comunicado pedindo a criação de uma entidade reguladora internacional para monitorar os avanços neste campo. Isso destaca a crescente preocupação e necessidade de regulamentar a rápida evolução da tecnologia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas