“Black Mirror” entenda o significado do nome da série
Black Mirror é uma série que se tornou fenômeno mundial desde sua primeira temporada, quando ainda era produzida pela emissora britânica Channel 4. Porém devido ao seu sucesso global, a série migrou para a Netflix em 2016.
Charlie Brooker, autor desse sucesso de criação, voltou a ser um dos assuntos comentados com a chegada da sexta temporada, que trouxe um enredo em seus episódios bem diferente dos anteriores. A chegada da 6ª temporada nos trouxe uma antiga curiosidade: qual o significado por trás do nome da série?
Leia Mais:
Nova reportagem revela ex-mulher como causa da falência de Gal Costa!
O significado do nome Black Mirror
O nome “Black Mirror” é uma referência ao efeito que as telas de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores têm sobre a sociedade atual. Quando uma tela desligada é exibida, ela reflete o usuário e o ambiente ao seu redor como um espelho negro.
O conceito por trás do nome “Black Mirror” é explorar as consequências e os impactos negativos que a tecnologia e a sociedade hiperconectada podem ter sobre a vida humana, mostrando os reflexos sombrios e distorcidos de nosso mundo moderno. Cada episódio da série retrata uma história independente, geralmente com um tema distópico ou especulativo, que examina as implicações sociais e psicológicas do avanço tecnológico.
Durante uma entrevista, o autor foi questionado sobre o funcionamento dos episódios, principalmente os mais recentes com a ausência de equipamentos futuristas, e o autor rejeitou a ideia de que a antologia é uma aversão ou crítica à tecnologia. Segundo ele, apesar do significado do nome envolver uma tela, a ideia seria demonstrar que “as pessoas são problemáticas”.
A logo da série, durante diversas temporadas era uma tela trincada, e a ideia, segundo ele, era fazer o próprio espectador refletir depois de ver um episódio que critique o comportamento humano em relação a avanços tecnológicos.