- Publicidade -

A luta das pessoas trans necessita ser lembrada e exibida! Conheça 5 filmes com protagonismo trans

0

Um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos é sobre a comunidade Trans ao redor de todo o mundo. Contudo, a visibilidade – ainda pouca – que as pessoas trans possuem atualmente foi conquistada através de muita luta ao longo de décadas e geralmente envolvendo muita violência e discriminação contra esta comunidade.

- Publicidade -

Leia Mais:

Inacreditável: Tratar funcionário trans pelo nome civil pode gerar dano moral ao empregador?

Polêmica Explode: Ex-Ator da Globo Negou Existência de ‘Crianças Trans’ e Internet Não Perdoou

Em vista disso, atualmente há mais espaço para as pessoas trans, o que permite que obras audiovisuais sejam construídas tendo como protagonistas pessoas trans.

- Publicidade -

A fim de ressaltar a luta da comunidade e apresentar mais diversidade no cinema, a lista abaixo conta com cinco produções voltadas, produzidas e protagonizadas por pessoas transexuais. 

5 filmes com protagonismo trans que você precisa conferir

Indianara – 2019

Esta lista começa com duas produções brasileiras, a fim de, antes de apresentar a luta em todo o mundo, demonstrar como o movimento trans no Brasil possui uma força muito maior do que a mídia e a política nacional permitem ser demonstrado. 

O documentário ‘Indianara’ conta e acompanha a história e a luta de Indianarae Siqueira, uma ativista transexual responsável pela Casa Nem, uma instituição que oferece abrigo para pessoas trans em situação de vulnerabilidade social.

- Publicidade -

Indianarae é uma das principais lideranças trans no Brasil e o longa ‘Indianara’ mostra um pouco de sua luta contra o preconceito, a intolerância e as políticas predatórias no país.

Alice Júnior – 2019

Ao contrário do item anterior, este longa trata-se de uma dramatização, contando uma história fictícia ainda que cheia de características e problemas reais.

No longa a protagonista ‘Alice Júnior’, é vivida pela atriz Anne Celestino, uma adolescente trans que mora junto ao seu pai na cidade de Recife, e passa seu tempo como Youtuber.

Entretanto, a vida de Alice muda drasticamente quando seu pai necessita mudar-se para a cidade de Araucárias no Paraná. Lá a jovem se depara com uma população preconceituosa e precisa lidar com as dificuldades de adaptação em sua nova escola e principalmente com o preconceito dos outros alunos.

Free CeCe – 2016

Avançando para os problemas com pessoas trans ao redor do mundo, o documentário ‘Free CeCe’ apresenta a atriz Laverne Cox, viajando para uma penitenciária na cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota. Lá a atriz conhecerá CeCe, uma mulher trans afro-americana que foi atacada quando sai com amigos, para se defender Cece utiliza uma tesoura, o que acaba levando a morte do agressor.

Por conta desse episódio, CeCe foi injustamente condenada e designada para uma prisão masculina em Minneapolis. O caso gerou uma grande repercussão e exaltação internacional, solicitando ao governo estadunidense que libertasse CeCe.

Uma Mulher Fantástica – 2017

‘Uma Mulher Fantástica’ é um drama chileno protagonizado pela atriz Daniela Vega que interpreta ‘Marina’. No filme, os espectadores conhecem a história de uma garçonete que trabalha a noite como cantora em busca de seu sonho de vida. ‘Marina’ também namora com ‘Orlando’, um homem mais velho com quem divide sua vida. Entretanto, ‘Orlando’ acaba passando mal em uma noite, o que ocasiona um acidente e consequentemente a sua morte.

Ao longo do filme, o espectador acompanha a vida de ‘Marina’, quando o seu relacionamento com ‘Orlando’ passa a ser questionado por todos, até mesmo sob acusações de que ela seria culpada pelo falecimento de seu amado.

Um Garoto como Jake – 2018

‘Um Garoto como Jake’ trata-se de outro drama estadunidense que apresenta a história da família composta por ‘Greg’, ‘Alex’ e seu filho ‘Jake Wheeler’. Na trama os espectadores acompanham os pais de ‘Jake’ quando começam a perceber que seu filho que sempre gostou de coisas mais “femininas” talvez possa ser uma pessoa trans.

O drama do longa trata sobre a forma como a família lida com o seu filho enquanto busca apenas que ele cresça com saúde e felicidade, sendo quem ele quer ser.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas