- Publicidade -

A ‘malandragem’ honrada no Rio: Câmara Municipal celebra o Dia do Zé Pelintra!

0

Rio de Janeiro celebra o primeiro Dia do Zé Pelintra, o padroeiro da malandragem, bares e jogos, oficialmente reconhecido através da Lei nº 7.549, proposta pelo vereador Átila Nunes.

- Publicidade -

A data, comemorada nesta sexta-feira (7), tem como objetivo não apenas celebrar a entidade e sua ligação com a boemia carioca, mas também fortalecer as religiões e instituições que enfrentam desafios como intolerância, racismo e xenofobia.

Leia mais:

Você não vai acreditar: Festas Juninas não são só no Brasil! Veja os 5 outros países que celebram!

Descubra as mudanças que virão com a nova Lei de Igualdade Salarial

- Publicidade -

QUEM É SEU ZÉ PELINTRA?

Na Umbanda, Zé Pelintra é uma entidade espiritual que é cultuada e reverenciada como um guia e protetor. Ele é considerado um espírito malandro, caracterizado por sua irreverência, alegria, astúcia e senso de humor.

Zé Pelintra é frequentemente descrito como um boêmio, vestindo trajes elegantes, como terno branco, chapéu, gravata e sapatos bem polidos. Ele é associado aos ambientes de bares, festas, jogos e diversão.

Na prática da Umbanda, Zé é um guia espiritual que atua na linha de trabalho conhecida como Linha dos Malandros ou Linha da Malandragem. Ele é considerado um protetor dos desfavorecidos, marginalizados e daqueles que buscam auxílio em questões materiais, emocionais e afetivas.

Zé Pelintra é conhecido por sua sabedoria, habilidade de lidar com situações difíceis e sua capacidade de trazer alegria e discontração para aqueles que o procuram. Ele é visto como um intermediário entre o mundo espiritual e o terreno, oferecendo orientação, conforto e ajuda espiritual aos praticantes da Umbanda.

- Publicidade -

Foto: Reprodução/umbandaead.blog.

É importante ressaltar que a figura de Zé Pelintra pode variar de terreiro para terreiro, assim como suas características e forma de atuação, pois a Umbanda é uma religião com diversas vertentes e tradições regionais.

Confira as opções para celebrar o Dia de Zé Pelintra:

O Dia de Zé Pelintra é uma data que merece ser comemorada com muita festa, em conformidade com a essência da entidade. Há uma programação diversificada para atender a todos os públicos. Veja abaixo:

Celebração na Lapa

O evento, organizado pelo Santuário do Sr. Zé Pelintra e Sra. Maria Navalha, oferece atividades como lavagem do monumento, rodas de conversa, capoeira e samba.

Data: 7 de julho (sexta-feira)

Horário: das 10h às 22h

Local: Santuário do Sr. Zé Pelintra, localizado na Lapa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas