Reconhecimento Global: Universidade Brasileira é listada entre as top 100 do mundo!
O QS World University Ranking, estudo realizado pela conceituada consultoria britânica Quacquarelli Symonds, divulgou recentemente a lista das melhores universidades do mundo, trazendo uma surpresa inédita: a presença de uma universidade brasileira no top 100.
Após criteriosa avaliação de 17,5 milhões de artigos acadêmicos de quase 3.000 instituições de ensino em mais de 100 países, a Universidade de São Paulo (USP) se destacou entre as melhores universidades do mundo.
Leia mais:
Suprema Corte dos EUA decide proibir o uso de cotas raciais nas universidades
Inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) têm início marcado para esta terça-feira
Esta avaliação é feita anualmente e a classificação das universidades é baseada em nove indicadores, que incluem a reputação acadêmica, a proporcionalidade de professores internacionais e locais, as citações por faculdade, a reputação entre os empregadores, entre outros.
Com isso, o levantamento busca apresentar um panorama abrangente e atualizado sobre a qualidade do ensino superior no globo.
Quem domina o ranking QS de melhores universidades do mundo?
No topo do ranking das melhores universidades do mundo, houve um equilíbrio entre instituições europeias e norte-americanas, com destaque para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que liderou a lista pela 12ª vez consecutiva. O MIT garantiu a máxima pontuação nos critérios analisados, alcançando nota máxima de 100 pontos.
Os Estados Unidos também foram representados pela Universidade de Harvard e a Universidade de Stanford, que figuraram na quarta e quinta posição, respectivamente.
As universidades europeias também deixaram sua marca, ocupando cinco das dez primeiras posições. As britânicas Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford ocuparam a segunda e terceira colocação, respectivamente. Instituições de ensino em países como Suíça e Singapura também se destacaram no top 10.
E o desempenho das universidades brasileiras e latino-americanas?
A notícia animadora é que, pela primeira vez, uma universidade brasileira figura entre as 100 melhores universidades do mundo. A Universidade de São Paulo (USP), que ano passado estava em 115º lugar, saltou para a 85ª posição.
Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da universidade, ressaltou o reconhecimento internacional da excelência de suas pesquisas e a alta reputação da instituição entre os empregadores.
Além da USP, outras universidades brasileiras também obtiveram destaque no ranking, entre elas se encontram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocupa a 220ª posição, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 371º lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), na posição de 419ª.
Evolução do cenário mundial de ensino superior
O estudo QS World University Ranking também apontou para um crescimento considerável no número de universidades asiáticas, latino-americanas, do Oriente Médio e africanas entre as melhor avaliadas.
A participação dessas regiões no ranking saltou de 37% em 2018 para 46% na última edição do levantamento.
Este crescimento é um sintoma do aumento dos investimentos em pesquisa e da valorização do ensino superior em diferentes partes do mundo.