- Publicidade -

Reconhecimento Global: Universidade Brasileira é listada entre as top 100 do mundo!

0

O QS World University Ranking, estudo realizado pela conceituada consultoria britânica Quacquarelli Symonds, divulgou recentemente a lista das melhores universidades do mundo, trazendo uma surpresa inédita: a presença de uma universidade brasileira no top 100.

- Publicidade -

Após criteriosa avaliação de 17,5 milhões de artigos acadêmicos de quase 3.000 instituições de ensino em mais de 100 países, a Universidade de São Paulo (USP) se destacou entre as melhores universidades do mundo.

Leia mais:

Suprema Corte dos EUA decide proibir o uso de cotas raciais nas universidades

Inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) têm início marcado para esta terça-feira

- Publicidade -

Esta avaliação é feita anualmente e a classificação das universidades é baseada em nove indicadores, que incluem a reputação acadêmica, a proporcionalidade de professores internacionais e locais, as citações por faculdade, a reputação entre os empregadores, entre outros.

Com isso, o levantamento busca apresentar um panorama abrangente e atualizado sobre a qualidade do ensino superior no globo.

primeira diretora - USP ; melhores universidades do mundo
Fonte: VEJA.

Quem domina o ranking QS de melhores universidades do mundo?

No topo do ranking das melhores universidades do mundo, houve um equilíbrio entre instituições europeias e norte-americanas, com destaque para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que liderou a lista pela 12ª vez consecutiva. O MIT garantiu a máxima pontuação nos critérios analisados, alcançando nota máxima de 100 pontos.

- Publicidade -

Os Estados Unidos também foram representados pela Universidade de Harvard e a Universidade de Stanford, que figuraram na quarta e quinta posição, respectivamente.

As universidades europeias também deixaram sua marca, ocupando cinco das dez primeiras posições. As britânicas Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford ocuparam a segunda e terceira colocação, respectivamente. Instituições de ensino em países como Suíça e Singapura também se destacaram no top 10.

E o desempenho das universidades brasileiras e latino-americanas?

A notícia animadora é que, pela primeira vez, uma universidade brasileira figura entre as 100 melhores universidades do mundo. A Universidade de São Paulo (USP), que ano passado estava em 115º lugar, saltou para a 85ª posição.

Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da universidade, ressaltou o reconhecimento internacional da excelência de suas pesquisas e a alta reputação da instituição entre os empregadores.

Além da USP, outras universidades brasileiras também obtiveram destaque no ranking, entre elas se encontram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocupa a 220ª posição, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 371º lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), na posição de 419ª.

Evolução do cenário mundial de ensino superior

O estudo QS World University Ranking também apontou para um crescimento considerável no número de universidades asiáticas, latino-americanas, do Oriente Médio e africanas entre as melhor avaliadas.

A participação dessas regiões no ranking saltou de 37% em 2018 para 46% na última edição do levantamento.

Este crescimento é um sintoma do aumento dos investimentos em pesquisa e da valorização do ensino superior em diferentes partes do mundo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas