A Polícia Federal (PF) fez uma investida investigatória nas primeiras horas desta manhã de quarta-feira (5), na capital paulista.
- Publicidade -
A operação denominada “Ciclo Fechado” foca em apurar indícios de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro que possivelmente ocorreram durante as eleições de 2022.
Leia mais:
DELEGADO que agrediu professor do filho em escola é investigado pela PF
ANDRÉ VALADÃO será investigado pelo MPF pelo crime de homotransfobia
- Publicidade -
As investigações, preliminares, apontam que o principal alvo é Pablo Marçal, ex-candidato à presidência da República.
Além do pleito ao cargo máximo do país, Marçal também tentou uma cadeira como deputado federal por São Paulo.
O ex-candidato e o seu sócio teriam efetuado doações milionárias em campanhas, e a especulação é de que uma parcela significativa desses valores foi transferida para as próprias empresas que administram.

Quem é Pablo Marçal?
- Publicidade -
Empresário e influenciador, Pablo Marçal tentou se lançar candidato a presidente pelo Pros, o Partido Republicano da Ordem Social, nas eleições de 2022.
Contudo, teve a sua candidatura negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que refutou o pedido, assim como a cúpula do próprio partido, que optou pela retirada da candidatura do influenciador do pleito.
A operação Ciclo Fechado e seus desdobramentos
A operação Ciclo Fechado foi responsável por cumprir sete mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas sedes das empresas presumivelmente envolvidas nos municípios paulistas de Barueri e Santana de Parnaíba.
A ação que culminou nas denúncias contra a candidatura de Marçal envolveu a troca no comando do Pros.
Em agosto de 2022, a liderança do partido decidiu cancelar a candidatura do influenciador após uma parcela da legenda manifestar apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no 1º turno.
A recusa se manteve mesmo após a Procuradoria-Geral Eleitoral dar parecer favorável à candidatura de Marçal, que declarava possuir mais de R$ 97 milhões em bens.
O que diz a defesa?
Até o momento, não houve retorno de pronunciamento da defesa de Pablo Marçal sobre as acusações e a operação da PF.
A operação da Polícia Federal ainda está em andamento e novas informações estão sendo aguardadas para compor o cenário completo dos acontecimentos.