- Publicidade -

Descubra agora como recorrer e garantir o retroativo do Bolsa Família

0

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pelo novo Programa Bolsa Família e pelos demais programas sociais do governo federal, tem realizado desde o início do ano um grande processo de revisão cadastral entre os mais de 21 milhões de beneficiários do novo programa de transferência de renda.

- Publicidade -

Leia mais:

Conheça as Mudanças no Bolsa Família e Veja se Você se Beneficia do Aumento! 

Bolsa Família aumenta benefícios para gestantes e jovens: Saiba mais!

Essa ação, que visa identificar e corrigir possíveis irregularidades nos cadastros dos beneficiários, tem gerado muitas dúvidas entre os participantes do programa. Entre elas, a respeito dos pagamentos retroativos aqueles que foram temporariamente bloqueados.

- Publicidade -

bolsa família ; caixa tem
Fonte: Notícias de Mogi

Retroativos do Bolsa Família, o que são e quem tem direito?

De acordo com o MDS, os pagamentos retroativos são uma compensação para aqueles beneficiários que tiveram o recebimento do benefício temporariamente bloqueado durante o processo de revisão.

Contudo, é importante destacar que este recurso é destinado apenas para quem teve seu benefício bloqueado e realizou todos os procedimentos necessários para atualização do seu cadastro. Para quem não se enquadra nesta situação, não há direito a receber o pagamento retroativo.

Além disso, é fundamental ficar atento à data de atualização do cadastro. Segundo o órgão, somente quem atualizou seus dados até início de junho terá direito à restituição já em julho.

- Publicidade -

Beneficiários que não receberam os retroativos do Bolsa Família, o que fazer?

Se você realizou todos os passos descritos acima e ainda assim não recebeu os valores retroativos do Bolsa Família, é recomendável entender a situação e o motivo do não pagamento.

Uma boa alternativa é verificar se o recurso não foi depositado em algum meio de recebimento diferente, já que os valores podem ser pagos pelo aplicativo Caixa Tem ou em uma das contas do beneficiário na Caixa.

Caso não encontre nada, o indicado é procurar uma agência física do banco ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para mais informações.

Sobre o Bolsa Família em julho

No entanto, mesmo diante dessa situação, o MDS já divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família para o mês de julho, que acontecerão normalmente, começando no dia 18 e terminando no dia 29.

Os valores a serem recebidos serão os mesmos pagos em junho, com exceção do Auxílio Gás, que não faz pagamentos em julho. Veja abaixo as datas dos repasses conforme o final do seu NIS:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de junho;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de julho;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de julho;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de julho;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de julho;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de julho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas