- Publicidade -

ENVELOPE VAZIO: O golpe do depósito sem dinheiro nos caixas eletrônicos que está causando prejuízos!

0

Em um mundo cada vez mais digital, as fraudes bancárias têm se tornado bastante frequentes. Uma dessas práticas criminosas é conhecida como o “Golpe do Envelope Vazio”.

- Publicidade -

O ato é bastante simples na sua execução, mas tem enganado um numero crescente de pessoas devido principalmente a falta de conscientização e devido à falta de cautela ao finalizar uma venda ou transação.

Leia mais:

Idosa envergonhada forja sequestro para ocultar calote de R$ 50 mil em golpe do ‘bilhete premiado’

Cuidado na Rede: 7 Golpes na Internet que Você Deve Conhecer para se Defender

- Publicidade -

Ao realizar um depósito vazio na boca do caixa, os fraudadores conseguem obter um comprovante de depósito, embora não tenham pago nada.

Com o recibo em mãos, eles conseguem obter um produto ou finalizar um negócio sem pagar nada. Quando o vendedor percebe que o recibo é falso, normalmente é tarde demais.

Quem são as principais vítimas desse golpe?

Todos os principais bancos, sejam eles o Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou qualquer outra instituição, são susceptíveis a este golpe.

Isso se dá pelo fato de que a checagem dos envelopes normalmente é realizada após 24 horas da suposta transação.

- Publicidade -

As ofertas de negócio que são pagas através deste tipo de depósito devem ser tratadas com muita cautela.

Como evitar cair no Golpe do Envelope Vazio?

Uma das ações principais para se prevenir é ter cuidado ao realizar a venda de produtos ou ao fechar negócios, sobretudo quando a transação é feita pela internet.

Evite aceitar pagamentos feitos por depósito em caixa eletrônico ou então só libere o produto ou finalize o negócio após a confirmação do dinheiro na sua conta.

Outra alternativa é exigir que o depósito seja efetuado na boca do caixa, pois assim você garante que o dinheiro foi realmente pago.

Além disso, estipular uma transferência bancária, por meio de DOC ou TED, embora possa gerar um custo adicional devido às taxas deste tipo de transação, é uma forma mais segura de garantir que o pagamento foi realizado.

De que forma este golpe pode ser denunciado?

O golpe do envelope vazio é caracterizado como estelionato, crime descrito no código penal no artigo 171. Sua pena prevê de um a cinco anos de prisão, além de pagamento de multa.

Portanto, é crucial denunciar se você for vítima desse golpe ou conhecer alguém que o tenha sido. Ao alertar as pessoas sobre essa tática usada por criminosos, menos cidadãos se tornarão vítimas desta prática.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas