Vítimas apontam uma ENXURRADA de FRAUDES nas redes sociais da Meta em denúncia impactante!
Parlamentares, grupos de consumidores e instituições financeiras do Reino Unido estão pressionando a Meta, empresa por trás do Facebook, Instagram e WhatsApp, pelo aumento no número de fraudes aplicadas nas plataformas digitais.
Milhões são perdidos em golpes e ações fraudulentas a cada dia, e muitas famílias britânicas estão pagando o preço
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Uma investigação promovida pelo jornal britânico The Guardian revelou experiências pessoais de vítimas de golpes e estimativas nacionais apontam que o prejuízo total para as famílias do Reino Unido em 2023 pode chegar a 250 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 1,5 bilhão).
No entanto, a Meta afirma que está trabalhando para bloquear golpes em suas plataformas e conscientizar os usuários sobre como detectar comportamentos fraudulentos.
O que estão fazendo as autoridades do Reino Unido?
O governo britânico está discutindo um projeto de lei de segurança online que exigirá que as plataformas de mídia social e tecnologia removam anúncios fraudulentos para aumentar a proteção contra fraudes.
Além disso, as novas medidas antifraude do governo poderão cobrar das empresas de tecnologia maior facilidade para denunciar fraudes e permitir que os bancos adiem pagamentos suspeitos.
No entanto, ainda não há disposições que obriguem as plataformas a compensar os clientes vítimas dessas fraudes.
Qual a posição dos bancos?
TSB, Barclays, Nationwide e Starling Bank são alguns dos bancos que acreditam que a Meta deveria contribuir financeiramente com os custos de reembolso que as instituições financeiras terão de arcar devido aos golpes.
O CEO do TSB Bank, Robin Bulloch, afirma estar “profundamente preocupado” com os altos índices de fraude nas plataformas da Meta.
Como a Meta se posiciona sobre os golpes?
A empresa afirma que a fraude é um problema do setor como um todo e que os golpistas estão utilizando métodos cada vez mais sofisticados.
A Meta diz que não quer que ninguém seja vítima e, como parte das ações para combater as fraudes, realiza campanhas de conscientização do consumidor sobre como detectar comportamentos fraudulentos.
Além disso, a empresa também cita que anunciantes de serviços financeiros precisam ser autorizados para veicular anúncios em suas plataformas.
Com os crescentes casos de fraudes e golpes nas plataformas digitais, é importante que os usuários e a própria indústria estejam cada vez mais atentos e engajados na busca por soluções efetivas para combater essas ações que prejudicam tantas pessoas no mundo todo.