- Publicidade -

Fique de olho: Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituição do IR 2023

0

A Receita Federal anunciou na última sexta-feira (23) a disponibilização do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023.

- Publicidade -

Entre os 5,1 milhões de contemplados neste lote, 3,4 milhões são contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou que escolheram receber a restituição via Pix. Essa medida busca agilizar o processo e torná-lo mais eficiente.

Leia mais:

Imposto de Renda: Como consultar a situação da declaração e o significado de cada status

Multas da Receita Federal? Saiba como contestar e ficar em dia com o fisco!

- Publicidade -

A consulta pode ser realizada através do site oficial da Receita Federal. É importante lembrar que idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério também estão contemplados neste lote. Além disso, há restituições residuais de exercícios anteriores.

Como consultar a restituição?

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”.

Em seguida, basta clicar na opção “Consultar a Restituição” para obter as informações.
Os pagamentos do segundo lote serão realizados no dia 30 de junho, totalizando R$ 7,5 bilhões em restituições.

O que acontece se o pagamento não for realizado?

- Publicidade -

Caso o crédito não seja realizado na conta bancária informada durante a declaração, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de maneira simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf.

Também é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Além disso, é possível fazer uma consulta completa da situação da declaração por meio do portal e-CAC, verificando a existência de pendências e informações incorretas.

Dessa forma, o contribuinte pode se certificar se está tudo certo com sua declaração e aguardar a restituição.

Calendário de pagamento das restituições do Imposto de Renda 2023

As datas de pagamento das restituições do Imposto de Renda 2023 são as seguintes:
• 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago)
• 2º lote: 30 de junho (5,1 milhões de contribuintes)
• 3º lote: 31 de julho
• 4º lote: 31 de agosto
• 5º lote: 29 de setembro

A prioridade na fila de restituições é dada a idosos acima de 80 anos, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber a restituição por Pix e os demais contribuintes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas