Você não vai acreditar: Festas Juninas não são só no Brasil! Veja os 5 outros países que celebram!
As Festas Juninas são uma celebração que possui várias faces ao redor do mundo e que proporciona alegria e brilho em diferentes formas.
Esta tradição tão querida no Brasil é comemorada também em outros países, com características singulares e interessantes.
Leia mais:
5 cidades para você curtir as festas juninas no Brasil
Festas de fim de ano: 5 dicas para fazer seu orçamento dar conta de todos os presentes
Hoje, vamos apresentar algumas das Festas Juninas pelo mundo, mostrando como os países adaptaram essa celebração a sua própria cultura e quais são seus principais costumes nessa época do ano. Sua palavra-chave é diversidade!
Como as Festas Juninas são comemoradas na Espanha?
Na Espanha, a celebração das festividades juninas possui características específicas em cada região. Por exemplo, na Catalunha, os fogos de artifício são o destaque do evento, e na região norte, próxima à Barcelona, a festa assume um aspecto celta, com danças e concertos animados.
Já em San Pedro Manrique, os homens da cidade participam de uma espécie de desafio, andando descalços sobre brasas com alguém nas costas.
Quais são as peculiaridades da festa junina no Canadá?
Como o Canadá tem uma herança francesa e a festa junina tem origem religiosa, ela acontece principalmente nas cidades canadenses que foram colonizadas por franceses.
Em Quebec, no dia 24 de junho é comemorado o dia de São João com um desfile de rua politizado e patriótico, regado de danças típicas, músicas com instrumentos de sopro, acrobatas e apresentações de bonecos gigantes que representam personagens históricos canadenses.
Como é a celebração das Festas Juninas na Dinamarca e Noruega?
Tanto na Dinamarca como na Noruega, a festa junina é chamada de Sankthans e, no passado, era comemorado como feriado oficial.
A tradição da fogueira permanece nas praias desses países, acompanhada de piqueniques e cantorias típicas.
No caso da Noruega, o evento ainda conta com banquetes que oferecem pratos regionais, como salsichas grelhadas, cachorros-quentes, arroz-doce com manteiga e canela e carnes e frutas defumadas.
E na França, como é comemorada a Festa Junina?
A França tem uma relação especial com a festa junina, pois foi no país europeu que surgiu a dança da quadrilha, muito popular nas festas juninas brasileiras.
Na celebração francesa, chamada de Fête de la Saint-Jean, a fogueira também é acesa para homenagear João Batista, acompanhada da dança típica.
Em resumo, as Festas Juninas são um exemplo de como uma tradição pode ser adaptada e reinventada de acordo com a cultura de cada país.
Seja no Brasil ou ao redor do mundo, é interessante conhecer e valorizar essa manifestação tão rica e alegre da celebração desta época do ano.