- Publicidade -

Saiba mais sobre a pensão vitalícia no INSS em casos de acidente de trabalho

0

Certamente, você pode estar familiarizado com situações em que indivíduos passaram a receber uma pensão vitalícia após sofrerem um acidente de trabalho.

- Publicidade -

Neste momento, abordaremos o tema da pensão vitalícia por acidente de trabalho, um benefício que pode ser assegurado a um funcionário caso ele seja afetado por uma doença ocupacional ou um acidente ocorrido durante o exercício de suas funções.

Leia mais:

INSS lança inteligência artificial revolucionária que concede pensão por morte instantaneamente

Você tem direito? Descubra quem está habilitado para solicitar a revisão de aposentadoria do INSS!

- Publicidade -

pensão por morte ; inss ; pensão vitalícia
Fonte: BKS Advocacia

O que é considerado acidente do trabalho?

É importante entender o que pode ou não configurar acidente do trabalho. Para isso, precisamos analisar o artigo 19 da lei geral de benefícios previdenciários, que define como acidente do trabalho aquele ocorrido pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou empregador, provocando lesão corporal ou perturbação funcional com perda ou redução da capacidade para o trabalho.

Além dos acidentes no ambiente de trabalho, a lei também considera como acidentes do trabalho as doenças ocupacionais, resultantes de atividades profissionais que acarretem danos à saúde do trabalhador.

Quem tem direito à pensão vitalícia e como é calculada?

- Publicidade -

Para receber a pensão vitalícia, o trabalhador precisa comprovar que sofreu um acidente do trabalho e que o dano causado é permanente.

No caso de morte do trabalhador, os herdeiros podem ter direito a essa pensão, mas isso ainda é um tema polêmico na justiça.

O valor da pensão vitalícia é geralmente calculado como uma compensação pela perda de rendimentos causada pelo acidente.

Algumas vezes, o pagamento pode ser feito em parcela única, mas geralmente é realizado mensalmente para garantir o amparo financeiro ao trabalhador.

Indenizações por acidente do trabalho e a justiça

Existem diversos tipos de indenizações que o trabalhador pode receber após sofrer um acidente do trabalho, como as relacionadas a danos materiais, morais e estéticos.

Para cada caso, a Justiça analisa os danos sofridos pelo trabalhador e atribui um valor de indenização adequado.

É importante, no entanto, que o trabalhador apresente provas de que o acidente ocorreu durante o trabalho e que os danos causados foram consequência desse evento.

Prazos e direitos na rescisão indireta do contrato de trabalho

Em casos de acidente do trabalho, o melhor caminho para o trabalhador que deseja se desligar da atividade é ingressar com uma ação de rescisão indireta. Nessa modalidade, o trabalhador não perde nenhum direito e ainda pode ser indenizado.

Para concluir, é importante destacar a relevância da pensão vitalícia por acidente do trabalho como uma proteção aos trabalhadores que sofrem com danos permanentes decorrentes de suas atividades profissionais.

Se você se enquadra nessa situação, não deixe de buscar auxílio e informações junto a um advogado especializado para garantir seus direitos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas