Na última quarta-feira (21), Elon Musk, diretor-executivo do Twitter, declarou que os termos “cisgênero” e “cis”, serão classificados como calúnia na rede social.
- Publicidade -
Leia mais:
Twitter Blue expande tempo de edição de tuítes e traz novos recursos
Twitter: quer ter a sua empresa verificada? Prepare o bolso
“Cisgênero” é um termo usado para descrever pessoas cuja identidade de gênero está alinhada com o sexo que lhes foi atribuído no nascimento. Por exemplo, uma pessoa designada como mulher ao nascer e que se identifica como mulher é considerada cisgênero. Saiba mais sobre essa decisão de Musk!
- Publicidade -
Elon Musk proíbe uso da expressão ”Cisgênero”
A calúnia é um termo utilizado no contexto jurídico para descrever uma forma de difamação que consiste em atribuir falsamente a alguém a prática de um crime ou conduta reprovável. É uma afirmação falsa e prejudicial que tem o objetivo de prejudicar a reputação de uma pessoa.
O assédio repetido e direcionado contra qualquer conta fará com que as contas de assédio recebam, no mínimo, suspensões temporárias. As palavras “cis” ou “cisgênero” são consideradas calúnias nesta plataforma”, afirmou Elon Musk.
A declaração causou diversas opiniões na rede social. Alguns apontam controvérsia na fala do CEO, outros concordam com sua decisão.
O que aconteceu com o ‘absolutista da liberdade de expressão’? Não há nada ilegal em usar esses termos, Musk”, escreveu um usuário. “Recebo discursos depreciativos dirigidos a mim todos os dias por pessoas transfóbicas e quando eu denuncio eles não são banidos ou têm suas contas suspensas. Você odeia pessoas trans, Elon”, escreveu outro usuário.
- Publicidade -
O termo “cisgênero” é frequentemente utilizado para contrastar com o termo “transgênero”. Enquanto uma pessoa cisgênero se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer, uma pessoa transgênero tem uma identidade de gênero que difere do sexo atribuído no nascimento.
Vale ressaltar que a compreensão e o reconhecimento da diversidade de identidades de gênero são fundamentais para promover uma sociedade inclusiva e respeitosa com todas as pessoas.