Agência dos EUA acusa a Amazon de enganar milhões de consumidores para assinarem o Prime!
Uma agência dos EUA alega que a Amazon manipulou milhões de consumidores com seu serviço Prime. Prepare-se para ficar perplexo!
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A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) acusou a gigante do comércio eletrônico, Amazon.com, de inscrever milhões de consumidores em seu serviço de assinatura paga Amazon Prime sem o consentimento deles.
Além disso, a FTC também afirma que a empresa dificulta o processo de cancelamento do serviço para os usuários. Esta é mais uma ação da agência contra a Amazon nas últimas semanas.
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Em processo movido em um tribunal federal em Seattle, a FTC alega que a gigante tem “enganado conscientemente milhões de consumidores, fazendo com que eles se inscrevessem involuntariamente no Prime”. A empresa, por sua vez, chamou as alegações da FTC de “falsas nos fatos e na lei” em um comunicado.

Como a empresa induziu os consumidores a se inscreverem no Prime?
Segundo a FTC, a empresa usou “designs de interface de usuário manipuladores, coercitivos ou enganosos conhecidos como ‘dark patterns’ para induzir os consumidores a se inscreverem em assinaturas Prime de renovação automática”.
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A agência cobra penalidades civis e uma medida judicial permanente para evitar violações futuras da empresa.
Além disso, a FTC afirma que os consumidores que tentaram cancelar o Prime enfrentaram várias etapas labirínticas para concluir o processo de cancelamento.
A Amazon atrasou a investigação da FTC?
A FTC também acusa a empresa de cometer “má conduta intencional” ao atrasar a investigação da agência, fornecendo respostas de “má fé” às solicitações de documentos.
Em resposta às acusações, a Amazon afirmou em comunicado que “a verdade é que os clientes adoram o Prime” e que tornou “claro e simples para os clientes se inscreverem ou cancelarem sua assinatura Prime”.
Qual o posicionamento da gigante sobre a ação da FTC?
A gigante do comércio eletrônico considera “preocupante que a FTC tenha anunciado esta ação judicial sem nos avisar, no meio de nossas discussões com membros da equipe da FTC para garantir que eles entendam os fatos, contexto e questões legais, e antes de podermos dialogar com os próprios membros da comissão”.
A Amazon segue defendendo-se das acusações e tentando esclarecer sua posição perante os membros da FTC.