- Publicidade -

INSS lança inteligência artificial revolucionária que concede pensão por morte instantaneamente

0

Confira como a inteligência artificial no INSS acelera o processo de concessão automática de pensão por morte e aprenda a solicitar o benefício!

- Publicidade -

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou a concessão automática da pensão por morte neste mês de junho, buscando reduzir a fila de espera pelo benefício que, em maio, alcançou 132.523 requerimentos.

Com o uso de inteligência artificial e cruzamento de dados dos segurados com diversas outras bases de governos federal, estadual e municipal, o tempo médio que o segurado aguarda para ter a pensão deve diminuir dos atuais 68 dias.

Leia mais:

Você tem direito? Descubra quem está habilitado para solicitar a revisão de aposentadoria do INSS!

- Publicidade -

Surpresa! Lula causa impacto e Caixa toma decisão inesperada sobre taxas do PIX para empresas

Hoje, a concessão automática da pensão é permitida nas situações em que o dependentene for casado ou filho(a) menor de idade do segurado falecido.

Para receber o benefício, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento, além do documento que comprova o óbito.

Embora a medida seja considerada positiva, especialistas alertam para possíveis falhas no sistema em casos de vínculo legal não registrado, como a união estável.

INSS ; tendinite ; aposentadoria ; pensão por morte
Imagem: Uião Geral dos Trabalhadores

- Publicidade -

O que pode levar o INSS a negar a pensão por morte?

Entre os possíveis motivos para o indeferimento do benefício estão a falta de pagamento de contribuições por parte do segurado e a ausência de vínculo de dependência com a pessoa falecida.

Nestes casos, os especialistas recomendam entrar com recurso administrativo no CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) no prazo de até 90 dias.

Caso o recurso seja rejeitado, é possível ainda entrar com uma ação judicial para recorrer da decisão do CRPS.

Quem pode receber a pensão por morte e quais outros benefícios são concedidos automaticamente?

Os dependentes aptos a receberem a pensão por morte incluem cônjuge ou companheiro, filhos não emancipados menores de 21 anos, filhos inválidos ou com deficiência intelectual, mental ou grave, os pais da pessoa falecida e irmãos não emancipados menores de 21 anos ou com deficiência intelectual, mental ou grave.

Além da pensão por morte, outros benefícios concedidos automaticamente pelo INSS são aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, salário-maternidade, BPC do Idoso e do Deficiente, auxílio-reclusão e auxílio-inclusão.

Como solicitar e acompanhar a aprovação da pensão por morte?

Para solicitar o benefício, é necessário acessar o aplicativo ou portal “Meu INSS”, clicar em “Novo pedido”, digitar “pensão por morte” na busca e seguir o passo a passo, enviando fotos dos documentos e respondendo às perguntas.

Ao finalizar o atendimento, será gerado um número de protocolo. Para acompanhar a aprovação, é preciso entrar novamente no Meu INSS e clicar em “Consultar pedidos”, encontrando seu processo na lista e clicando em “Detalhar” para ver mais informações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas