Anvisa suspende produtos de marca de leite por falta de higiene e autorização
O mundo dos laticínios está abalado com as recentes notícias envolvendo a marca Natville, da empresa Laticínios Santa Maria Ltda.
- Publicidade -
Leia mais:
Anvisa aprova novo aliado na luta contra o HIV: Tratamento injetável chega ao Brasil
Fugini recebe autorização da Anvisa, que suspende medidas preventivas
Com a suspensão da venda, distribuição e uso de diversos produtos, tanto os consumidores quanto o mercado se veem impactados negativamente. Entenda a seguir o que aconteceu e quais produtos estão na mira.
- Publicidade -

Por que os produtos da marca Natville foram suspensos?
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a venda, distribuição e uso de diversos produtos da Natville, alegando falta de condições adequadas de higiene e controle de qualidade, além da ausência de autorização para produção concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 16. Os rótulos dos produtos informavam erroneamente que eles teriam sido produzidos por uma filial da empresa, o que agravou o quadro.
Na petição apresentada pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), também foi constatada a possibilidade de adulteração nos produtos, prejudicando a saúde pública e colocando a população em risco.
- Publicidade -
Quais produtos foram afetados pela suspensão?
A suspensão envolve o leite UHT integral, o leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) e o soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg) que tenham sido fabricados entre janeiro e maio de 2023.
Para verificar se um produto faz parte desse grupo, basta olhar o rótulo da embalagem e identificar a marca e a data de fabricação. A Anvisa ainda determina o recolhimento voluntário dos produtos afetados.
Como proceder caso possua algum produto do lote suspenso?
Caso você possua algum produto pertencente ao lote informado, a orientação da Anvisa é entrar em contato com a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) disponível no rótulo. Desta forma, a empresa poderá prestar informações adicionais e providenciar o recolhimento do produto.
Situações como essa merecem a devida atenção por parte dos consumidores e das autoridades responsáveis. A qualidade e a segurança dos alimentos são questões fundamentais para garantir a saúde da população.
Fique sempre atento às informações presentes nos rótulos e mantenha-se informado sobre eventuais suspensões e orientações das agências reguladoras.