- Publicidade -

Fósseis de 86 mil anos reescrevem a história da presença humana

0

Descubra como fósseis em Laos revelam a presença humana 40 mil anos antes do esperado, desvendando mistérios da evolução. Saiba mais!

- Publicidade -

O Homo Sapiens surgiu na África e se espalhou por todo mundo. Para chegar até a Oceania, eles tiveram que passar primeiro pelo Sudeste Asiático.

Recentemente, fósseis descobertos na caverna de Tam Pà Ling, em Laos, desafiaram o que sabíamos sobre a chegada dos humanos modernos naquela região.

Leia mais:

Ovo de galinha milenar é encontrado intacto em Israel

- Publicidade -

Os vestígios encontrados indicaram que nossa presença no local é muito mais antiga do que se pensava anteriormente.

Além disso, os fósseis também apontaram que a jornada até a Oceania provavelmente não se deu somente por zonas costeiras e ilhas, mas também no interior do continente, muito longe do mar, ao longo de vales fluviais.

Isso marca uma mudança significativa na nossa compreensão da dispersão dos humanos modernos pelo mundo.

Fonte: Arqueologia e Pré-História

Quão antigos são os fósseis?

- Publicidade -

Os pesquisadores enfrentaram desafios significativos na tentativa de datar os fósseis encontrados em Laos. Há restrições legais sobre certas técnicas de datação e a área possui status de Patrimônio Mundial.

A técnica originalmente utilizada para datação por luminescência revelou que a camada mais recente de sedimentos tinha cerca de 46 mil anos.

Entretanto, outras técnicas apontaram que o vestígio humano mais antigo datava de 68 a 86 mil anos atrás. Isso adianta em 40 mil anos a chegada do homem ao Sudeste Asiático.

Como foram feitas as descobertas?

Os fósseis foram depositados na caverna ao longo de dezenas de milhares de anos, em camadas distintas.

A primeira descoberta ocorreu em 2009, quando um crânio e uma mandíbula foram encontrados. As escavações continuaram até 2023 e sete pedaços de esqueletos humanos foram descobertos em um intervalo de 4,5 metros de sedimentos.

O que isso significa para o estudo da evolução humana?

Essas descobertas trazem novas perspectivas sobre a presença humana no Sudeste Asiático e a migração dos humanos modernos pelo mundo.

Agora, os pesquisadores podem apontar com mais precisão quando o Homo sapiens chegou ao Sudeste Asiático, por quanto tempo eles ficaram por lá e qual caminho foi feito para chegarem até a Oceania.

Isso abre um leque de possibilidades para aprofundar nossa compreensão da história e da evolução humana.

Essas novas descobertas são um exemplo empolgante de como o estudo de fósseis pode nos trazer informações valiosas sobre nossos próprios antepassados e ajudar a desvendar os mistérios de nossa jornada como espécie pelo mundo.

O desafio contínuo é encontrar mais evidências e desenvolver novas técnicas de datação que possam oferecer uma compreensão ainda mais precisa do passado dos humanos modernos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas