Morre terrorista ‘Unabomber’: o que você não sabia sobre ele
Infelizmente, os Estados Unidos têm uma história marcada por atos de terrorismo e indivíduos perigosos. Muitos argumentam que essa situação é alimentada pela legislação flexível de armas do país, que facilita o acesso a um grande arsenal de armas.
Entre esses indivíduos perigosos, um ficou particularmente famoso no país, conhecido como “Unabomber”. Este homem é Theodore John Kaczynski, nascido em 1942.
Leia mais:
Fã de crimes reais assassina e esquarteja uma inocente ”só por curiosidade”
Conheça as 5 mulheres mais perigosas e seus crimes hediondos
Em 1962, Kaczynski formou-se em Bacharelado em Artes na Universidade de Harvard. Posteriormente, conquistou um mestrado e um doutorado em Matemática pela Universidade de Michigan, em 1964 e 1967, respectivamente.
No entanto, em 1969, Kaczynski isolou-se numa cabana remota, distante de qualquer centro urbano, para estar em contato direto com a natureza.
Seu objetivo era desenvolver habilidades de autossuficiência, para que não dependesse de dispositivos, produtos ou serviços da indústria.
No entanto, em resposta à destruição da natureza ao redor de sua residência, Kaczynski decidiu tomar medidas drásticas para chamar a atenção do mundo para a degradação ambiental.
Os crimes de Kaczynski, o ‘Unabomber’
A história de Kaczynski é tão polêmica que parece com a de vilões de cartoons e quadrinhos.
Na tentativa de frear o avanço da industrialização que ameaçava o ambiente natural, Kaczynski realizou vários ataques com explosivos contra pessoas associadas ao progresso industrial/tecnológico.
Antes de ser identificado pela justiça americana, o terrorista era conhecido como UNABOM, acrônimo para University and Airline Bomber, uma vez que os ataques foram realizados em universidades e linhas aéreas.
A prisão de Kaczynski ocorreu apenas em 1996, após ataques que foram realizados entre 1978 e 1985.
Em 1998, Kaczynski foi condenado a quatro penas de prisão perpétua, mais 30 anos, devido ao assassinato de três pessoas, ferimento de 23 outras, e pelo transporte ilegal de explosivos.
No último sábado, 10 de julho, após 27 anos na prisão, Kaczynski, aos 81 anos, foi encontrado morto em sua cela. Segundo os funcionários do presídio federal de Butner, na Carolina do Norte, tudo indica que o homem cometeu suicídio.
Durante a época em que Unabomber estava ativo, houve muitos debates nos Estados Unidos sobre o avanço da civilização industrial sobre áreas naturais. No entanto, Kaczynski foi rotulado como terrorista até mesmo por aqueles que defendiam a conservação da natureza.
Para mais detalhes sobre a vida e os atentados de Kaczynski, confira o documentário da Netflix sobre ele, intitulado ‘Unabomber: In His Own Words‘.