A indústria da Cannabis está dividida! Por que a necessidade de uma visão social está gerando acalorados debates?
No último sábado (10), Bruna Rocha, presidente-executiva da BRCann, deu uma declaração sobre a descriminalização do porte de drogas, que gerou muita polêmica.
Empreendedores, advogados e médicos afiliados da BRCann (Associação Brasileira das Indústrias de Canabinoides), expressaram suas duras críticas a entidade. Entenda!
Cannabis no Brasil
A Associação Brasileira das Indústrias de Canabinóides (ABICAN) é uma organização que representa empresas e profissionais do setor de canabinóides no Brasil. A Abican tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, ético e seguro da indústria de canabinóides no país.
Leia mais:
Cannabis Sativa no Brasil: Justiça toma atitude inesperada
Fundada em 2020, a ABICAN como um órgão de representação e defesa dos interesses das empresas e profissionais envolvidos na produção, pesquisa, desenvolvimento e distribuição de produtos relacionados aos canabinóides, como o CBD (canabidiol), THC (tetraidrocanabinol) e outros compostos encontrados na planta de cannabis.
No entanto, em uma ação sobre um caso específico de condenação por porte de maconha, Bruna Rocha, presidente-executiva da BRCann, defendeu sua opinião quanto a descriminalização do porte de drogas.
Existem diversas manifestações contrárias à legalização do lado de cá, justamente por conta da implicação que isso pode ter na credibilidade do mercado, disse Bruna.
Após uma reunião, foi elaborada uma nota pela BRCann, na última terça (13). Confira:
O termo ‘liberação’ de drogas, empregado no título da matéria, não foi objeto de discussão aprofundada ao longo da conversa entre a entidade e o jornal. A indicação feita e ora reiterada é no sentido de que aguardaremos a decisão do STF para eventual posicionamento, ainda que o tema não seja de nossa competência direta, diz a nota.
Emílio Figueiredo, sócio da Sinapse Social, afirmou que o porte de drogas atrapalha a indústria de Cannabis. Segundo ele, não dá para garantir a saúde de uma sociedade que vive uma ”guerra”.
A Abican também visa educar o público sobre os benefícios terapêuticos e industriais dos canabinóides, bem como disseminar informações precisas e atualizadas sobre o assunto.