Financiar ou comprar à vista? Descubra qual a melhor opção para adquirir seu veículo
A decisão entre financiar um veículo ou esperar para comprar pode ser um dilema para muitos consumidores. Isso porque ambas as opções têm vantagens e proteção, e a escolha dependerá de vários fatores pessoais e circunstanciais
- Publicidade -
Leia mais:
Estados Unidos avançam rumo ao fim dos veículos a gasolina
Veja como ficará o preço de carros populares após medida do Governo
Um levantamento do Banco Central feito nos dias 17 a 25 de maio, identificou que a a média das melhores taxas para financiamento do mercado está em 17,79%. Confira mais detalhes sobre o assunto!
- Publicidade -
Financiar ou comprar um veículo a vista?
Ao optar pelo financiamento, você terá que pagar juros e taxas, o que aumentará o custo total do bem. No entanto, ao financiar um veículo permite que você conserve suas economias ou use parte delas para outros fins, como investimentos ou despesas emergenciais.
Já ao comprar um veículo à vista, você não precisa pagar juros sobre um empréstimo, o que pode resultar em economia de dinheiro a longo prazo. Porém, pode exigir uma quantia significativa de dinheiro, o que pode afetar suas economias e deixá-lo com menos recursos para outras despesas emergenciais.
Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da Jato, explica um pouco mais sobre esses métodos de aquisição de veículos.
Essas taxas de juros ainda estão um pouco elevadas. Seria interessante termos a diminuição, para fazer com que o mercado consiga gerar mais vendas, detalha Kalume.
- Publicidade -
Pouca concessão de crédito no mercado
O histórico de crédito desempenha um papel importante na decisão das instituições financeiras de conceder empréstimos ou financiamentos, pois elas analisam o risco de inadimplência do cliente. Além de taxas de juros mais altos, você pode enfrentar limitação no valor máximo do empréstimo que pode obter.
Como forma de evitar aumentos de taxa e no valor de veículos, o governo lançou um programa de cortes de três impostos federais (PIS, Cofins e IPI) para carros até R$120 mil. Com isso, será possível adquirir veículos custando bem menos que R$60 mil.