- Publicidade -

Pix terá novas opções? Banco Central anuncia atualizações e novas formas de realizar transações instantâneas!

0

Durante o período da pandemia de COVID-19, uma das melhores inovações financeiras surgiu para o auxílio da vida de todos.

- Publicidade -

O Pix foi uma nova ferramenta desenvolvida pelo Banco Central, para a transação rápida de fundos monetários, possibilitando qualquer tipo de pagamento em qualquer hora e qualquer lugar.

Leia Mais:

Pix Internacional e Automático abrem novas possibilidades para o Brasil

Após Pix e outras tecnologias, nova modalidade de pagamento pode estar disponível dentro de 5 anos

- Publicidade -

Inicialmente, muitas pessoas expressaram preocupação com a facilidade proporcionada por uma inovação como o Pix. No entanto, em pouco tempo, as transações via Pix se tornaram o método de pagamento mais utilizado no país, superando até mesmo os cartões de débito.

Embora alguns pensem que o Pix é uma tecnologia única e inovadora, essa realidade se aplica apenas ao Brasil. Em outros países ao redor do mundo, ferramentas de transação semelhantes já existiam, embora sob diferentes nomes.

No entanto, aqueles que acreditam que o Banco Central está satisfeito com esse progresso estão enganados. De acordo com declarações do presidente do banco, Roberto Campos Neto, o objetivo é expandir ainda mais as opções digitais de transação.

Novas formas de fazer Pix estão chegando?

Pix
Fonte: Agência Brasil – EBC/reprodução .

- Publicidade -

O objetivo de Roberto Campos Neto não é apenas melhorar o Pix, mas digitalizar toda a economia brasileira. Ainda que pareça um pouco drástico, é uma ideia perfeitamente viável e econômica, uma vez que, feito isso, diversos custos econômicos serão cortados.

Sendo assim, o plano de digitalização econômica previsto pelo Banco Central tem um grande foco no Pix, que neste ano contará com diversas atualizações que possivelmente serão implementadas a partir do próximo ano.

Essas atualizações foram nomeadas pelo Banco Central como: Pix Automático, BolePix e Pix Garantido. O Pix Automático e o BolePix são duas opções que estão em fase final de desenvolvimento, ainda que, conforme dito, serão lançadas apenas no ano de 2024.

Já o Pix Garantido é uma opção que ainda está em fase de desenvolvimento, porém é muito provável que seja lançada junto às outras duas. Esta opção é feita para aqueles que pretendem realizar uma compra, porém necessitam de crédito para sua efetivação. 

Sendo assim, no momento da compra a instituição financeira/banco, possibilitará a escolha de algumas opções de crédito via Pix, conforme aponta o presidente do Banco Central:

“Há soluções que (o consumidor) vai finalizar uma compra e a firma liga (conecta) às instituições financeiras que vão oferecer a opção de crédito para a finalização da compra via Pix”.

O Pix Automático é uma solução muito mais simples, isso pois ela funcionará basicamente como uma “evolução” do débito automático. Desta forma, será possível para o usuário cadastrar as contas para pagamento automático via pix, funcionando portanto a qualquer hora e em qualquer dia.

Quanto ao BolePix, no momento em que uma conta será paga o usuário poderá escolher a opção de transformar o QR Code em um boleto bancário, o qual terá liquidação automática, ao contrário de boletos comuns.

Desta forma, a pretensão do Banco Central é além de tornar cada vez mais digital as operações, facilitá-las a um ponto que qualquer transação será instantânea sem a necessidade de qualquer espera ou atraso. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas