- Publicidade -

Imposto de Renda 2023: Como resolver pendências na malha fina?

0

Ter a declaração de Imposto de Renda retida na malha fina pode ser um momento de estresse e preocupação para muitos contribuintes.

- Publicidade -

No entanto, é importante manter a calma e seguir os procedimentos corretos para solucionar possíveis pendências ou divergências encontradas pela Receita Federal.

Leia mais:

Imposto de Renda: Como consultar a situação da declaração e o significado de cada status

Quando o contribuinte identifica que sua declaração está retida na malha fina, o primeiro passo é verificar quais são as pendências ou inconsistências apontadas pela Receita.

- Publicidade -

Essa consulta pode ser feita diretamente no site da instituição, por meio do extrato de processamento disponível no portal eCAC.

Imposto de Renda ; restituição IRPF
Fonte: smartsolve/reprodução.

Como corrigir pendências na declaração de Imposto de Renda?

Ao identificar as pendências em sua declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve realizar uma declaração retificadora, que servirá para corrigir as informações incorretas ou incompletas.

A retificação deve ser feita o mais rápido possível, pois assim é possível evitar multas e juros sobre possíveis valores a serem pagos à Receita Federal.

- Publicidade -

Após o envio da declaração retificadora e a solução das pendências, a declaração será novamente processada pela Receita, que verificará se todas as informações estão corretas.

Caso estejam, a restituição (ou pagamento) do Imposto de Renda será liberada, de acordo com o calendário estabelecido pela Receita Federal.

Quais são os prazos e multas para retificação do Imposto de Renda?

O prazo para realizar a retificação da declaração de Imposto de Renda é de cinco anos, contados a partir do primeiro dia útil do mês subsequente ao encerramento do prazo de entrega da declaração original.

É importante lembrar, no entanto, que quanto mais cedo a retificação for feita, menores serão os riscos de ser autuado pela Receita Federal e ter que pagar multas e juros sobre possíveis valores devidos.

A multa para quem não retificar a declaração e for autuado pela Receita Federal varia de 75% a 150% sobre o valor do Imposto devido, além dos juros Selic acumulados desde a data de vencimento até a data do pagamento.

É importante ressaltar que, ao retificar a declaração antes de ser intimado pela Receita Federal, o contribuinte pode evitar a aplicação dessas penalidades.

Conclusão

Ter a declaração de Imposto de Renda retida na malha fina pode ser um contratempo para os contribuintes, mas é importante lembrar que, seguindo os procedimentos corretos e apresentando os documentos necessários, é possível solucionar as pendências e regularizar a situação junto à Receita Federal.

Agir rapidamente ao identificar pendências e corrigi-las por meio da declaração retificadora é fundamental para evitar multas, juros e maiores complicações no processo do Imposto de Renda 2023.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas