- Publicidade -

Não caia em golpes em processos trabalhistas: Saiba como se proteger! 

0

Alerta: Golpes em processos trabalhistas no TRT-4! Saiba como se proteger e evitar prejuízos com dicas únicas para identificar e prevenir fraudes.

- Publicidade -

O TRT-4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região) emitiu um alerta sobre golpes envolvendo processos que tramitam na Justiça do Trabalho gaúcha.

Na maioria das situações, os criminosos se passam por advogados ou servidores da Justiça do Trabalho, e entram em contato com as vítimas por telefone, e-mail ou WhatsApp para solicitar depósitos ou transferências bancárias.

Leia mais:

6 dicas para manter sua empresa longe de fraudes e golpes!

- Publicidade -

Golpe do Consignado: Veja dicas para não cair na fraude

Os golpistas possuem informações detalhadas, como o número do processo, nomes das partes envolvidas, CPF e data de nascimento.

Além disso, em alguns casos, eles conseguem informações sobre a expedição de alvarás antes mesmo dos escritórios de advocacia.

O TRT-4 esclarece que não há cobranças prévias ou emissão de guias por servidores da Justiça do Trabalho por meio do WhatsApp.

processos trabalhistas ; golpes
Foto: Pixabay/Mohamad Hassan

- Publicidade -

Quais cuidados devem ser tomados?

Em caso de dúvidas, as pessoas devem procurar seu advogado ou a unidade judiciária responsável pelo processo e solicitar orientações. Advogados também são incentivados a alertar seus clientes sobre a ocorrência dos golpes.

Quais são os principais tipos de golpes aplicados?

Entre os golpes mais comuns estão a guia falsa, a intimação para pagamento e o recolhimento de custas em precatórios.

Os golpistas se passam por servidores da Justiça do Trabalho ou pelo advogado do próprio reclamante, e solicitam depósitos ou pagamentos alegando motivos diversos, como liberação de valores ou obtenção de documentos.

Para se proteger desses golpes, é fundamental desconfiar, manter a calma e verificar a veracidade das informações recebidas. Além disso, é importante não abrir links ou fazer downloads de anexos em e-mails de remetentes desconhecidos.

Como evitar cair em golpes de processos trabalhistas?

Algumas dicas para evitar se tornar vítima desses golpes incluem pesquisar por relatos de fraudes semelhantes e conversar com amigos e familiares.

Desconfie de mensagens com teor ameaçador, oportunidades de ganho fácil, pedidos de sigilo ou apelo emocional.

Questionar-se sobre o conteúdo das mensagens recebidas e verificar se fazem sentido também são práticas recomendadas.

Contato com instituições

Em caso de suspeita de golpe, deve-se entrar em contato com a instituição envolvida por meio de um canal oficial, como telefone ou e-mail.

É essencial confirmar a identidade da pessoa antes de realizar qualquer transação financeira e, quando possível, informar o ocorrido ao real dono da conta ou aos amigos e familiares envolvidos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas