Segundo um levantamento da Serasa Experian, 34% das pequenas e médias empresas do Brasil não possuem tecnologias antifraude.
- Publicidade -
As tecnologias antifraude são soluções e sistemas projetados para proteger as organizações contra atividades fraudulentas que podem ocorrer em diferentes áreas, como transações financeiras, proteção de dados, identificação de clientes, entre outras. Confira mais detalhes sobre o levantamento!
Leia mais
Revolucione sua carreira: descubra as vantagens dos modelos W e Y nas empresas modernas
Importância dos sistemas antifraude
- Publicidade -
Adriano Volpini, Diretor de Prevenção a Fraudes no Itaú, destaca que os dados são preocupantes e que o Brasil tem a ”tempestade perfeita” para esse tipo de crime.
“Temos um sistema financeiro bastante desenvolvido, uma cultura de segurança digital pouco consolidada e fraudadores altamente especializados”, afirma Adriano.
Volpini alerta que a ausência de sistemas antifraude podem trazer prejuízos financeiros diretos e a perda de credibilidade entre clientes, fornecedores e funcionários.
“Para evitar esses problemas, é preciso atrelar a incorporação de novas tecnologias aos investimentos em educação e à formação de uma cultura de segurança digital“, disse Adriano.
6 dicas para proteger sua empresa das fraudes
- Publicidade -
Atualize softwares e servidores
As atualizações frequentemente incluem patches de segurança que corrigem vulnerabilidades identificadas em versões anteriores do software ou sistema operacional. Ao não atualizar, você corre o risco de deixar seu sistema vulnerável a ataques de hackers ou atividades maliciosas, que podem resultar em roubo de dados, comprometimento da privacidade ou danos à infraestrutura.
Use senha fortes
Senhas fortes dificultam que outras pessoas adivinhem ou descubram facilmente sua senha. Senhas fracas, como sequências óbvias (123456) ou palavras comuns, são facilmente quebradas por hackers ou programas automatizados que realizam ataques de força bruta.
Utilize um sistema antifraude
Um sistema antifraude pode ajudar a identificar e bloquear atividades fraudulentas, como transações não autorizadas, uso indevido de cartões de crédito, falsificação de identidade e roubo de informações financeiras. Isso ajuda a evitar perdas financeiras significativas e a proteger o patrimônio da empresa.
Verifique gateways de pagamento
Os gateways de pagamento são projetados para oferecer um ambiente seguro para processar transações financeiras. Eles utilizam criptografia avançada e protocolos de segurança para proteger os dados dos clientes durante as transações, minimizando o risco de roubo de informações confidenciais.
Controle os acessos da empresa
Controlar o acesso digital e físico da empresa é crucial para garantir a segurança das informações, proteger os ativos da empresa e reduzir os riscos operacionais. Isso evita vazamentos de informações, roubos e o uso indevido de dados que podem prejudicar a empresa e seus clientes.
Treine sua equipe
Muitos ataques cibernéticos bem-sucedidos são resultado de engenharia social, em que os hackers manipulam as pessoas para obter acesso não autorizado a sistemas ou informações confidenciais.
Conscientizar as equipes sobre táticas comuns de engenharia social, como phishing, spear phishing e fraudes por e-mail, ajuda a reduzir o risco de serem enganados por esses ataques.