Assembleia aprova ”Lei Vini Jr” que promete sérias punições em caso de racismo
Foi aprovada nesta terça-feira (06), o projeto de lei 1.112/23, chamado de ‘Lei Vini Jr” pelos Deputados da Assembleia Legislativa do Rio.
- Publicidade -
A medida prevê suspensão da partida em casos de racismo, ou até mesmo o encerramento do jogo, caso algum episódio seja detectado. Saiba mais!
Leia mais:
Racismo: Influencer oferece banana e macaco de pelúcia a crianças negras
Lei Vini Jr
- Publicidade -
Aprovado por unanimidade, a ‘Lei Vini Jr’ vai ajudar a encaminhar as vítimas à Defensoria Pública e outros órgão responsáveis. Além disso, existe previsão de divulgações obrigatórias de campanhas educativas contra o racismo nos estádios.
Professor Josemar, autor da lei, enfatizou sobre a importância do combate a essas atitudes.
Temos de uma vez por todas que extirpar este câncer que é o racismo, especialmente no meio esportivo. Essa lei vai no sentido de combater o racismo e criarmos uma sociedade igualitária. A Alerj é a primeira casa legislativa que aprova um PL com este teor no país, disse Josemar.
O atacante Vini Jr esteve no jogo entre Flamengo X Vasco, válida pela nona rodada do brasileirão e foi homenageado. Antes do jogo começar, os dois times pisaram no Templo Sagrado exibindo as camisas dos rivais, com o nome e o número 20, o mesmo utilizado por Vini.
Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, falou sobre a volta do Vini ao seu time do coração.
- Publicidade -
Ainda está cedo. Não vou mentir não, ainda está cedo. Ele tem muito o que fazer ainda na Europa. Com certeza ele vai ser o número 1 do mundo ainda, tenho certeza absoluta disso. Campeão do mundo, e depois volta, disse o presidente.
O combate ao racismo requer um esforço coletivo de educação, conscientização, mudança de atitudes e políticas antirracistas. A aprovação da lei é um passo gigante que foi dado para evitar que esses tipos de crime não se repitam no Brasil. E você, o que achou da nova ”Lei Vini Jr”?