- Publicidade -

Morre Françoise Gilot aos 101 anos, deixando legado impressionante

0

Françoise Gilot: Relembre a trajetória da artista e ex-companheira de Picasso, sua superação e o legado deixado no mundo das artes. Saiba mais!

- Publicidade -

A renomada pintora americana de origem francesa Françoise Gilot faleceu aos 101 anos, conforme informações confirmadas pelo Museu Picasso e sua filha, Aurelia Engel.

Leia mais:

Humorista Eraldo Fontiny, famoso por sua personagem Lili, morre aos 41 anos de idade

Sua morte foi resultado de complicações de doenças cardíacas e pulmonares, e ocorreu em um hospital em Manhattan, Nova York.

- Publicidade -

Gilot teve uma carreira artística de sucesso e também foi companheira do famoso pintor Pablo Picasso entre 1946 e 1953.

Ela ganhou uma grande notoriedade após publicar seu livro “Viver com Picasso” em 1964, retratando a vida íntima que compartilharam e revelando lado abusivo e violento do artista.

Fonte: VEJA

Um olhar sobre a vida de Gilot e seus relacionamentos

Nascida em 26 de novembro de 1921 em Neuilly-sur-Seine, um subúrbio de Paris, Françoise Gilot seguiu os passos de sua mãe, também artista, para iniciar sua carreira no mundo da arte. Ao longo de sua vida, teve como mentores artistas como o surrealista Endre Rozsda.

- Publicidade -

Gilot conheceu Picasso em 1943, quando tinha apenas vinte e poucos anos e ele já estava com 61 anos de idade.

O casal teve dois filhos, Claude, nascido em 1947, e Paloma, nascida em 1949. Ela também teve uma filha, Aurelia, fruto de seu relacionamento com o cineasta francês Luc Simon.

Carreira artística após o relacionamento com Picasso

Apesar do relacionamento tumultuado com Picasso, Gilot seguiu em frente e estabeleceu-se como uma artista respeitada e talentosa.

Várias de suas obras fazem parte das prestigiosas coleções do Metropolitan Museum de Nova York e do MoMA, também na mesma cidade. Ao longo de sua carreira, a pintora produziu mais de 1,6 mil quadros e deixou entre 4 e 5 mil gravuras.

Em junho de 2021, uma de suas pinturas, “Dove with a Guitar” (1965), foi vendida por US$ 1,3 milhão em um leilão da Sotheby’s.

Legado da artista Françoise Gilot

A morte de Françoise Gilot representa a perda de uma grande artista que, apesar dos desafios e tristezas vividos ao lado de Picasso, conseguiu construir uma carreira sólida e deixar um legado de sucesso no mundo da arte.

Sua obra continua a encantar e inspirar, e seu exemplo de superação e coragem diante das adversidades é, sem dúvida, uma das maiores lições deixadas pela talentosa pintora.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas