- Publicidade -

Dia Mundial do Meio Ambiente: O papel da exploração espacial na salvação de nosso planeta

0

Confira como a exploração espacial é chave para energias renováveis e proteção climática. A New Space traz esperança para o futuro sustentável!

- Publicidade -

Quando pensamos em soluções para problemas ambientais, geralmente olhamos para as ações dentro do nosso próprio planeta, mas você já imaginou se as respostas para a proteção climática estivessem no espaço?

Leia mais:

Conheça a poderosa Starship, nova nave espacial da SpaceX

De acordo com especialistas, a chamada New Space, que representa a nova era da exploração espacial, pode ser uma importante aliada na busca por recursos renováveis para a Terra.

- Publicidade -

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, traz novamente o tema à tona, e especialistas defendem a ideia de utilizar a exploração espacial como uma forma de combater ameaças aos ecossistemas terrestres.

Raul Colcher e Euclides Chuma, engenheiros e membros seniores do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), são dois profissionais que apoiam essa proposta.

mega da virada ; exploração espacial
imagem: dicas úteis disney

Como a exploração espacial pode contribuir para a proteção da Terra?

Segundo Colcher, as tecnologias de exploração espacial podem ser utilizadas para o monitoramento ambiental em regiões ameaçadas, contribuindo assim para a proteção do nosso planeta.

- Publicidade -

Nesse sentido, o engenheiro sugere a utilização desses recursos para proteger a Terra, mesmo que indiretamente.

Energia solar: uma alternativa limpa e renovável

Outra ideia defendida por Raul Colcher é o uso de satélites em órbita para captar energia solar, que poderia fornecer uma fonte ilimitada de energia renovável. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário superar desafios econômicos e tecnológicos.

A energia do Sol, captada por satélites no espaço em ondas de rádio de alta frequência, seria recebida na Terra por antenas que a converteriam em eletricidade.

Quais são os projetos em andamento nessa área?

De acordo com Colcher, já existem projetos para geração de energia limpa em diversos países, sendo a China o país mais avançado nesse aspecto.

Os chineses têm planos para construir uma estação com capacidade de geração comercial de energia já na década de 2030.

Por outro lado, Euclides Chuma acredita que a produção de recursos naturais em outros planetas pode ser realizada com o auxílio de agricultores robóticos e seres humanos, possibilitando a produção de alimentos no espaço, por exemplo.

Assim, a exploração espacial emerge como uma inovadora e promissora ferramenta na busca por soluções sustentáveis para os problemas enfrentados pela humanidade na atualidade.

Conseguir aliar a busca por recursos renováveis e a proteção do nosso planeta é uma tarefa complexa, mas a nova era da exploração espacial pode ser a chave para alcançar esse objetivo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas