- Publicidade -

Rumo à Igualdade: O Progresso das Mulheres em Posições de Liderança

0

Ao longo das últimas décadas, a busca por igualdade de gênero tem se tornado uma pauta central nas discussões sobre diversidade e inclusão. Um dos aspectos mais relevantes desse movimento é o avanço das mulheres em cargos de liderança, que representa não apenas uma conquista individual, mas também um progresso significativo para a sociedade como um todo.

- Publicidade -

Uma pesquisa realizada pela  Talenses Group e divulgada pela Panorama Mulheres em 2023, revelou que nos últimos quatro anos a participação de mulheres em cargos de presidência teve um aumento importante. Em 2019, essa liderança feminina era de 13%. Agora, em 2023, o percentual de participação de mulheres em cargos de presidência é de 17%.

Leia mais:

Pesquisa Revela Que Brasil É Líder Em Vítimas De Golpes Por Meio De WhatsApp

- Publicidade -

De acordo com a professora do Insper e coordenadora do Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão no Trabalho, Ana Diniz, esse acréscimo é uma conquista a ser comemorada.

Mesmo ainda distante de uma sociedade igualitária no mercado de trabalho, os novos números mostram que a equidade pode ser alcançada. Além disso, a pesquisa mostrou que, apesar de nos últimos anos algumas políticas públicas para mulheres terem sido descontinuadas, a luta por posição de liderança resistiu.

“Os números são muito ruins, é o copo quase vazio. O mundo ainda não tem países equitativos entre homens e mulheres em lugares de poder. O Brasil está muito mal colocado. Os mesmos 17% que aparecem na iniciativa privada, aparecem na representatividade política.

Mas, se existe uma boa notícia nisso tudo, é que tínhamos a impressão de que teríamos um retrocesso pela pandemia, então não ter queda já foi uma vitória, também porque o ambiente para as pautas de gênero piorou muito nesse tempo”, analisa Ana Diniz.

De acordo com a Associate Director, Marketing, Human Resources, & Instituto Talenses Group, Carla Fava, além da melhoria nos números na pesquisa de mulheres em cargos de liderança, o evento no qual mostrou os resultados da pesquisa, também teve um ponto a ser comemorado: a plateia do evento contou com um aumento de 20% em comparação há dois anos.

“Esse é um indicador de que essa conversa sobre diversidade passa a não ser só das mulheres. É muito importante trazer os homens para essa discussão e o protagonismo para as mulheres. Com apenas 17% de mulheres na presidência, precisamos falar e convencer os homens porque eles seguem sendo os donos do dinheiro e do poder”, explica Carla Fava.

- Publicidade -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas