Casa de idosos investigada por dopagem para reduzir cuidadores: Morfina, antialérgicos e outros medicamentos são apreendidos
Uma grave denúncia gerou a investigação de uma casa de idosos em Valparaíso de Goiás. Segundo informações, a associação seria suspeita de dopar seus internos para reduzir a necessidade de cuidadores durante a noite.
Além disso, foram constatadas diversas irregularidades no local, como idosos dormindo em corredores e condições inadequadas de higiene.
Leia mais:
Índice de violência contra idosos cresce no Brasil e preocupa autoridades
A Polícia Civil realizou, na última quinta-feira (25), a Operação Fraterno na casa de idosos. A ação foi desencadeada após denúncias de que os internos estariam sendo dopados para não precisar de um maior número de cuidadores à noite. Na ocasião, havia 38 pacientes sob os cuidados de apenas dois funcionários.
O que foi apreendido no local?
Durante a operação, foram apreendidos diversos medicamentos como morfina e antialérgicos, sem receituários médicos.
Além disso, foram encontradas receitas em branco e receituários já preenchidos, mas sem assinatura médica. Um pilão utilizado para macerar os medicamentos também foi recolhido pela polícia.
Quais são as irregularidades encontradas na casa de idosos?
As denúncias apontaram muitas irregularidades, entre elas, pacientes dormindo no corredor e até na sala de fisioterapia da associação. Além disso, foram identificadas péssimas condições de higiene, com a presença de baratas na dispensa.
Os medicamentos sem receituários e os receituários médicos sem assinatura foram apreendidos, bem como as imagens de segurança do local, que serão submetidas à perícia.
Quais serão as consequências para a responsável pela casa de idosos?
A responsável pela associação deve responder pelo crime de expor a perigo a integridade e a saúde física ou psíquica dos idosos, assim como fornecer medicamentos em desacordo com as receitas médicas.
As cuidadoras que estavam na casa no momento da operação foram ouvidas e liberadas. A pessoa responsável pelo local ainda não foi encontrada.
Diante dessa preocupante situação, é fundamental que as autoridades tomem as devidas providências para garantir a integridade e o bem-estar dos idosos afetados neste caso.
É essencial que os responsáveis por estabelecimentos desse tipo tenham consciência da importância de seus papéis e atuem sempre de acordo com a legislação e as normas de saúde e segurança.